Secretaria de Município da Educação

17/12/2018

Projeto Forças no Esporte encerra as atividades de 2018 na ALA 4 de Santa Maria


Atividades serão retomadas no próximo ano (Foto: Deise Fachin)

Neste ano, participaram do projeto estudantes matriculados nas escolas municipais de Ensino Fundamental Júlio do Canto e Diácono João Luiz Pozzobon

 

Ocorreu na tarde desta segunda-feira (17), o encerramento das atividades do ano de 2018 do projeto Forças no Esporte do Ministério da Defesa (PROFESP). O evento foi realizado na ALA 4 de Santa Maria e contou com a presença dos jovens participantes do projeto, de seus familiares e de membros da força aérea que colaboram com o PROFESP. As atividades ofertadas pelo projeto são esportivas e formativas e, neste ano, participam estudantes matriculados nas escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Júlio do Canto e Diácono João Luiz Pozzobon, ambas localizadas em Camobi.

A cerimônia iniciou com um pronunciamento dos coordenadores do projeto e seguiu com uma apresentação da retrospectiva das atividades realizadas em 2018. Logo após, houve a apresentação do coral do PROFESP, formado na oficina Hinos e Canções, realizada durante o ano junto com os jovens. Para finalizar o evento, ocorreu a entrega dos certificados aos alunos que deixam o projeto neste ano e, também, a entrega de lembranças para todos os estudantes.

O PROFESP, criado em 2003, é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. O projeto tem como objetivo ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social.

Em Santa Maria, a iniciativa atende cem crianças, entre 10 e 14 anos, que estejam matriculadas na Rede Municipal de Ensino e cujas famílias residam em regiões de vulnerabilidade social ou sejam beneficiárias de algum programa social.

A secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, destacou que a intenção da Prefeitura é manter o projeto para 2019, já que ele contribui com a formação e a Educação das crianças e adolescentes participantes.

“Nosso objetivo é sempre manter as parcerias, como a que temos com a Ala 4 e, se possível, até mesmo ampliar. Temos certeza dos excelentes resultados que estamos obtendo por meio desta iniciativa”, ressaltou a secretária.

A coordenadoria do projeto PROFESP ressaltou que são mais de 30 mil crianças favorecidas pelo projeto no Brasil. Também destaca a importância social do projeto, dada a diferença que as atividades proporcionam na vida dos jovens participantes. 

As colegas Brenda, Maria Eduarda, Maria Luiza, Mariana e Gabrielly, estudantes da escola Júlio do Canto, sonham em seguir carreira militar e comentam que o projeto influenciou ainda mais na vontade de seguir esse sonho.

“Eu gosto desde pequena (do militarismo), e eu peguei uma paixão maior depois que eu entrei no projeto. Eu tenho paixão pela aeronáutica, por militares mesmo, e o projeto mudou mais ainda a minha mentalidade”, disse, emocionada, a estudante Maria Eduarda, 12 anos.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Elisa Dessbesell de Campos
Edição: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial