Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura promove atividades alusivas à Semana...

Secretaria de Município da Educação

09/10/2018 09/10/2018 19h53m

Prefeitura promove atividades alusivas à Semana Municipal de Conscientização da Dislexia


Evento “Dislexia em pauta” marcou a abertura das atividades e reuniu autoridades, professores das três redes de ensino e pessoas ligadas à causa no final da tarde desta terça-feira

Com o objetivo de promover a inclusão e uma aprendizagem de qualidade a crianças e jovens com dislexia, desde o ano passado, Santa Maria realiza a Semana Municipal de Conscientização do transtorno, instituída pela Lei Municipal 6154/2017. A semana é comemorada no mês de outubro e teve sua abertura oficial realizada no final da tarde desta terça-feira (09), no auditório da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI). 

A atividade “Dislexia em Pauta” marcou a abertura do evento e reuniu autoridades do Município, entre elas a secretária de Educação, Lúcia Madruga, além de vereadores, professores das redes Municipal, Estadual e Privada, estudantes e pessoas ligadas à causa. A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de leitura que compromete, em maior ou menor grau, a escrita e a compreensão leitora, fazendo com que crianças e adolescentes tenham seu desempenho escolar prejudicado.

Na oportunidade, a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, destacou a importância de estar à frente da pasta e poder conhecer, mais a fundo, as necessidades da Educação Básica. A titular da Secretaria destacou ainda a incorporação de novos profissionais na Prefeitura que trabalham diretamente com o transtorno da dislexia.

“Precisamos de profissionais qualificados que reconheçam essa condição, que às vezes é imperceptível ou mal compreendida. São pessoas como vocês, que buscam conhecimento e novas vivências, que farão a diferença no seu espaço de atuação. Sem dúvidas, sairemos daqui ainda mais fortalecidos”, ressaltou.

No evento desta terça-feira, foram discutidos, entre outros tópicos, o que é a dislexia, quais os fatores para identificá-la de forma precoce, como a escola pode intervir e trabalhar com alunos com o transtorno, bem como a importância de práticas diferenciadas de trabalho para que os estudantes não tenham prejuízo na aprendizagem.

A Semana Municipal de Conscientização da Dislexia foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem), com o Conselho Municipal de Educação, com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e com o Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ainda esta semana, estão previstas uma panfletagem na UFSM, nesta quarta-feira (10), a partir das 11h30min; e a apresentação de dados sobre dislexia em alunos da Rede Municipal de Ensino, na quinta-feira (11), durante tribuna livre na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial