Secretaria de Município da Educação

02/10/2018

1º Saber Social: Educação Fiscal é tema de palestra na primeira edição do evento ocorrido na UFSM


Evento foi realizado no último final de semana (Foto: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Fernando Vieira)

Atividade foi realizada pelo Grupo de Estudos em Marketing e pelo curso de Administração da UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou, no último final de semana, a primeira edição do evento Saber Social, que teve o objetivo de capacitar gestores, colaboradores e voluntários de Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições por meio de palestras, workshops e dinâmicas, integrando instituições e seus integrantes. O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) marcou presença no evento, representado pela coordenadora Rosaura Vargas.

Na oportunidade, Rosaura ministrou uma palestra apresentando os anseios e projetos relacionados à Educação Fiscal. A coordenadora ainda tirou dúvidas do público e comentou sobre a origem e destinação dos impostos, o porquê de a nota fiscal ser um documento importante, entre outros temas. Rosaura também divulgou o trabalho realizado nas escolas de Santa Maria com os projetos Cid Legal Canta e Dança, Festival de Teatro, Oficina Pedagógica, Matemágica e Varal da Cidadania.

“É muito importante trabalhar esses temas nas escolas, pois eles conscientizam e contribuem para o dia a dia dos alunos, dos professores e de toda a sociedade”, comentou a coordenadora.

“O Programa Municipal de Educação Fiscal nas escolas é especialmente importante para a conscientização sobre o papel de cada indivíduo para a nossa sociedade”, destacou Marta Oliveira, professora do curso de administração da UFSM.

Os participantes do evento também tiveram a oportunidade de conhecer os programas de incentivo à emissão de notas fiscais: o Peça Nota Santa Maria e a Nota Fiscal Gaúcha, entendendo a importância de os cidadãos serem conscientes quanto aos tributos, direitos e deveres, combate à corrupção e consciência cidadã.

O cadastramento em ambas as campanhas também foi realizado no local do evento. Os cadastrados participam de sorteios de prêmios em dinheiro e podem indicar instituições filantrópicas e escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino para também serem beneficiadas, além de receberem concessão de benefícios fiscais, como desconto no IPTU e IPVA.

A campanha “Imposto Solidário” também foi divulgada. A coordenadora do PMEF expôs a ideia da campanha que faz um chamamento à população contribuinte para que destine parte do Imposto de Renda Devido aos fundos municipais que cuidam e auxiliam idosos, crianças e adolescentes de Santa Maria. No ano de 2017, apenas 419 pessoas fizeram a destinação, das 24.672 que entregaram a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo (deduções legais) e ainda assim Santa Maria ficou em terceiro lugar no Estado.

 

Texto e foto: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Fernando Vieira
Edição: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Coordenação: Rosaura Vargas
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial