Inicial > Educação > Notícias > Educadores do Interior participam do Seminário...

Secretaria de Município da Educação

15/08/2018 16/08/2018 18h06m

Educadores do Interior participam do Seminário Intermunicipal de Boas Práticas das Escolas do Campo


Seminário reuniu diretores e professores das escolas de campo de Santa Maria e de outras cidades (Foto: João Vilnei)

Professores participaram de palestras e oficinas no Distrito de Santa Flora

Nesta quarta-feira (15), diretores e professores das escolas de campo de Santa Maria estão reunidos no Distrito de Santa Flora para o III Seminário Intermunicipal de Boas Práticas nas Escolas do Campo/SM. Além de palestras, os educadores participam de oficinas de aperfeiçoamento, compartilhando conhecimentos uns com os outros e contribuindo para o crescimento e o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino.

O Seminário integra o Programa Municipal Mosaico de Saberes do Campo (PROMSAC), da Secretaria Municipal de Educação. A abertura do evento ocorreu ainda pela manhã, no salão da Igreja do Distrito, e contou com a presença do vice-prefeito Sergio Cechin; da secretária e da adjunta de Educação, Lúcia Madruga e Maria Goretti Rocha Farias, respectivamente; a superintendente pedagógica, Gisele Bauer; e a coordenadora das escolas de campo do Município, Cláudia Bassoaldo.

Todos citaram a importância do PROMSAC para a qualificação do ensino nas instituições rurais, lembrando que a educação no campo deve ser cada vez mais fortalecida.

“Todos sabemos dos momentos de dificuldades enfrentados no Interior, mas trabalhamos para melhorar sempre. Este programa é de extrema importância, porque desperta o espírito empreendedor nas escolas”, ressaltou o vice-prefeito.

“Aqui conseguimos ver a dimensão do trabalho dos professores do campo. Esse programa é a prova de que quando queremos algo, conseguimos, pois mobilizamos pessoas que acreditam no que fazem e na Educação de nosso Município”, reiterou a secretária Lúcia.

Educadores de outras cidades também participaram do seminário, como São Sepé, Jari, Frederico Westphalen, entre outras. Durante a manhã, todos participaram do painel de debates: “O antes e o depois da concepção Educação de Campo: contextualizando a prática docente”. Os presentes ainda acompanharam apresentações artísticas das escolas e conheceram a Cooperativa Escolar Cooperflora, de Santa Flora.

À tarde, na escola que leva o nome do distrito, os professores escolheram e participaram das oficinas: A articulação das disciplinas escolares com a cultura e saberes do campo; Trabalhando com temas geradores/projetos a partir do contexto do campo; a organização do ensino em turmas multisseriadas – compreensão ampliada dos processos de ensino e aprendizagem em uma perspectiva colaborativa e autônoma dos estudantes; Compreendendo a dislexia, disgrafia e déficit de atenção no bloco pedagógico e interfaces metodológicas; A BNCC e Educação Infantil no contexto da Educação do Campo.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)

Fotos: João Vilnei

Superintendência de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial