Secretaria de Município da Educação

10/05/2018 10/05/2018 09h16m

Para retomar obras, Prefeitura inicia retirada de entulhos em terrenos de creches do Proinfância


Terreno que receberá creche no Residencial Lopes já passa pelo processo de limpeza (Foto: João Alves)

Após tratativas do Executivo Municipal, Governo Federal deu o sinal positivo para reiniciar processo de obras de cinco creches

Uma demanda antiga da comunidade santa-mariense está cada vez mais perto de se tornar realidade. Após diversas tratativas, a Prefeitura de Santa Maria recebeu o sinal positivo para dar início ao processo de retomada das obras de cinco creches do Programa Proinfância: Residencial Lopes, Nova Santa Marta, Vila Medianeira, Diácono João Luiz Pozzobon e Loteamento Monte Bello.

Para agilizar o processo e, tão logo, iniciar os trâmites burocráticos, a Prefeitura começou a retirada de entulhos dos terrenos, já que, em algumas creches, parte das estruturas chegou a ser erguida, no início do processo de construção. No entanto, devido à suspensão das obras, permaneceram no tempo e estão danificadas. 

O prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Educação do Município, Lúcia Madruga, estiveram, nesta quinta-feira (10), no terreno onde funcionará a creche do Residencial Lopes, para acompanhar o trabalho de limpeza da área. O chefe do Executivo destacou que a limpeza dos terrenos é o primeiro passo para cumprir o compromisso de Governo de colocar as creches do Proinfância em funcionamento.

“Hoje começamos a limpar estes entulhos aqui no Residencial Lopes e seguiremos nos demais terrenos. Temos um grande compromisso com as nossas crianças, e o primeiro passo foi dado, com seriedade, responsabilidade e sem criar falsas expectativas”, destacou Pozzobom.

Conforme a secretária Lúcia, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelos recursos para a construção das creches, disponibilizou aos municípios a reformulação na metodologia construtiva das creches, o que possibilitou que Santa Maria desse início à etapa. Em paralelo à limpeza dos terrenos, a Prefeitura trabalha na adequação dos processos estruturais para, de fato, retomar as obras.

“Conseguimos o aval para a reformulação dos projetos e estamos iniciando com a limpeza das áreas, que era o primeiro passo a ser dado. Sabemos que a construção dessas creches é uma necessidade da comunidade, e estamos empenhados em agilizar esse processo”, destacou a secretária Lúcia.

De acordo com a secretária, assim que finalizada a adequação dos processos estruturais, a Prefeitura trabalhará na licitação das obras. A prioridade das licitações será estabelecida de acordo com as maiores demandas dos locais. As três primeiras serão Monte Bello, Diácono João Luiz Pozzobon e Santa Marta.

CRECHES QUASE FINALIZADAS

Além das obras do Proinfância, há ainda outras obras de creches em execução no Município. Uma no Loteamento Cipriano Rocha e, outra, na Vila Brenner, que foram erguidas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e estão em fase de conclusão. De acordo com a titular da pasta da Educação, as obras devem ser finalizadas ainda neste semestre.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial