Secretaria de Município da Educação

07/05/2018

Alunos da EMEF José Paim de Oliveira lançam obra durante a 45ª Feira do Livro de Santa Maria


Sessão de autógrafos do livro “São Valentim – Conhecer, Valorizar, Pertencer” foi prestigiada por pais e professores (Foto: João Alves)

Produção do livro foi realizada durante o projeto “Identidade Rural”, que busca a valorização do homem do campo

 

O projeto “Identidade Rural”, desenvolvido por alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paim de Oliveira, na localidade de Alto das Palmeiras, resultou na publicação de um livro chamado “São Valentim – Conhecer, Valorizar, Pertencer”. A obra busca valorizar a identidade do homem do campo e dos seus saberes e foi lançada durante a 45ª Feira do Livro de Santa Maria. A seção de autógrafos, na tarde desta segunda-feira (07), reuniu alunos, professores e familiares, na Praça Saldanha Marinho.

De acordo com as professoras Ruth Freitas Marques e Elizarlete Soares da Fontoura, responsáveis pelo projeto, os alunos começaram a trabalhar com a pauta Identidade Rural em 2016. Desde então, uma série de ações foram concretizadas pelo grupo, desde a investigação sobre a história do Distrito de São Valentim, passando por exercícios de teatro e oficinas de poesia, até a aplicação de questionários socioeconômicos na comunidade. Assim, com o material investigativo, foi possível elaborar a obra, com 20 exemplares publicados e distribuídos à comunidade escolar.

“A missão da Escola José Paim de Oliveira é proporcionar motivos à comunidade escolar que justifiquem a permanência no campo, melhorando assim sua qualidade de vida. Esse trabalho realizado pelos alunos permite que eles aprendam a gostar do lugar onde vivem e confere a eles a sensação de pertencimento. O projeto Identidade Rural é apenas um dos projetos desenvolvidos pela escola José Paim de Oliveira”, explicou Ruth Freitas.

Para a estudante Sianne Rossi, aluna do 7º ano, a afinidade com a produção de textos durante as aulas de Português foram fundamentais para participar da confecção do livro. E destaca a amizade com os colegas como motivação para a realização da obra.

“O projeto tem por objeito não apenas ensinar a cultura do nosso lugar, mas sim, criar uma relação entre os alunos e mostrar a verdadeira diferente entre participar do projeto só para estudar ou para reconhecer os princípios da amizade”, afirmou Sianne.

O projeto “Identidade Rural” vai culminar com uma atividade prevista para acontecer em novembro, quando a escola promoverá três dias de resgate histórico sobre a trajetória da instituição. Na programação haverá jogos, declamação, interpretação musical, exposição de trabalhos, teatro, relatos de alunos e ex-alunos, entre outras atrações.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial