Secretaria de Município da Educação

12/12/2017

Programa Saúde na Escola encerra ações em 2017 com formação aos profissionais da Saúde e da Educação


Prefeito Jorge Pozzobom participou da abertura do 9º Encontro de Formação (Fotos: João Alves)

Objetivo da Prefeitura de Santa Maria é ampliar e fortalecer o projeto nas instituições de ensino

 

As ações do Programa Saúde na Escola (PSE) foram encerradas neste ano com o 9º Encontro de Formação dos profissionais, ocorrido, na manhã desta terça-feira (12), no Park Hotel Morotin. Na oportunidade, os profissionais ligados à Saúde e à Educação discutiram a atenção dada à saúde de crianças, adolescentes e jovens do Ensino Básico, no âmbito das escolas públicas e unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Eles também aproveitaram a ocasião para reforçar compromisso e criar projeções e estratégias para o próximo ano.

Sabendo da importância do encontro, já que ele busca apoiar o processo formativo dos profissionais e fortalecendo as ações nestas áreas, o prefeito Jorge Pozzobom participou da reunião. O chefe do Executivo ressaltou a ampliação do programa, que, neste ano, conta com 49 escolas participando – anteriormente eram apenas cinco. Ao todo, mais de 12.2 mil alunos fazem parte do PSE.

“Temos que comemorar as vitórias e corrigir os erros. Nosso objetivo é que o programa alcance as 78 escolas da Rede Municipal. Parabéns aos profissionais que trabalharam para ter esse resultado”, destacou o prefeito.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, o secretário adjunto de Saúde, Rodrigo Jardim, bem como as coordenadoras do programa no Município, Eliane Soccal e Adriana Andrade, destacaram a importância do PSE e a necessidade de ele ter continuidade e ser fortalecido em 2018.

Durante toda essa terça-feira, os servidores poderão trocar informações e experiências, possibilitando a busca por soluções para os problemas e demandas. Na formação, o objetivo será, ainda, discutir ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva com a finalidade de reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV/AIDS e à gravidez não-planejada e, também, promover a troca de experiências bem-sucedidas no desenvolvimento de ações de prevenção nas escolas do município.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O programa foi implantado em 2014, com o objetivo de promover a articulação entre as escolas e a Rede Básica de Saúde, promovendo o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. Entre as ações desenvolvidas estão: combate ao mosquito Aedes aegypty; promoção à segurança alimentar e nutricional; prevenção de DSTs; prevenção ao uso de álcool e outras drogas; promoção da atividade físicas e de lazer nas escolas; promoção e avaliação de saúde bucal, entre outros.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial