Secretaria de Município da Educação

20/10/2017 23/10/2017 08h55m

Projeto itinerante unindo cinema e sustentabilidade chega a Santa Maria neste sábado


Cinesolar é realizado nas grandes cidades, em municípios do Interior, locais sem energia elétrica, além de comunidades e aldeias indígenas (Foto: Danilo Ramos/Divulgação)

Atividade ocorre em escola municipal da Região Norte com entrada franca

 

No sábado (21), adultos e crianças da Região Norte de Santa Maria terão a oportunidade de participar de uma iniciativa inovadora e sustentável. É o Cinesolar, projeto de cinema itinerante que está percorrendo o país exibindo filmes e promovendo oficinas voltadas ao audiovisual. Depois de passar por oito cidades gaúchas, o projeto desembarca na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores (Rua La Paz, nº 320). A atividade é aberta a alunos de outras escolas municipais e é gratuita (veja programação abaixo).

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que utilizam um sistema conversor de energia solar para energia elétrica, possibilitando a projeção de filmes e apresentações artísticas. A “sala de cinema” é, então, montada ao ar livre e a exibição ocorre em um telão de 200 polegadas.

Serão exibidos quatro curta-metragens infantis com a temática da sustentabilidade. Além disso, serão apresentados outros dois filmes da mostra “Curta Brasília”. Ainda, está prevista a realização de uma oficina de cinema chamada “Oficinema Solar”. A atividade inicia com uma introdução ao audiovisual. Após, os alunos são convidados a desenvolver um roteiro de cinema para a produção de um curta-metragem que será exibido à noite, junto com os outros filmes da programação. A “Oficinema Solar” oferece 30 vagas para alunos de escolas da região. Até o momento, 28 participantes já se inscreveram, no entanto, a direção da escola informa que interessados em participar da atividade podem fazer inscrição na hora e no local.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, reforça o convite para que a comunidade compareça ao Cinesolar. “Apesar do susto que a nossa cidade passou na última quinta-feira, acredito que essa seja uma ótima oportunidade para levarmos um pouco de alegria e conhecimento aos moradores da Região Norte. Esperamos que compareçam”, diz.

 

SAIBA MAIS
O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona utilizando energia renovável para promover a difusão cultural e a conscientização ambiental. É promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com realização da Brazucah Produções. Na maioria das cidades gaúchas, o projeto tem o patrocínio da RGE, da RGE Sul e da CPFL Renováveis, empresas do grupo CPFL Energia. Em Santa Maria, o Cinesolar tem apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Município da Educação (SMED) e de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 460 sessões e 144 oficinas em 252 cidades brasileiras, ultrapassando 71 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 171 KW, equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada.

A cidade que inaugurou a etapa gaúcha do projeto foi Passo Fundo, no dia 7, sábado, e a última cidade será Vacaria, no dia 27 deste mês. Além dessas cidades, o Cinesolar já visitou Gramado (dia 9), Caxias do Sul (dia 10), Igrejinha (dia 11), Nova Hartz (dia 12), Canela (dia 16), Esteio (dia 17), Palmares do Sul (dia 18) e Alegrete (dia 20). Depois de Santa Maria, o Cinesolar chega a Santo Ângelo (dia 23), Palmeira das Missões (dia 24) e São Marcos (dia 26).

 

SERVIÇO
CINESOLAR – EXIBIÇÃO DE FILMES E OFICINA AUDIOVISUAL
QUANDO: Dia 21 de outubro, sábado
ONDE: EMEF Chácara das Flores (Rua La Paz, nº 320 - Bairro Chácara das Flores)
PROGRAMAÇÃO:
19h40min - Exibições de quatro curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade. Serão apresentados “Pajerama” (9min) e “Procura-se” (15min), além de outros dois filmes da mostra “Curta Brasília”, escolhidos na hora. 
20h10min – Exibição do longa “Apart Horta”
HORÁRIO DA OFICINA: Das 14h às 17h 
PÚBLICO-ALVO DA OFICINA: Alunos da Rede Municipal
PARCEIROS LOCAIS: Prefeitura Municipal de Santa Maria, Secretaria de Município da Educação (SMED) e Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL)
PATROCÍNIO: RGE Sul
 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial