Inicial > Educação > Notícias > Secretarias de Saúde e de Educação...

Secretaria de Município da Educação

09/06/2017

Secretarias de Saúde e de Educação orientam gestores sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)


No auditório da SUCV, gestores receberam orientações e conheceram os planos de ação do PSE (Foto: João Alves)

Pelo menos 40 escolas da Rede Municipal e 24 unidades de saúde do Município aderiram ao programa

 

A integração entre as secretarias de Governo é uma premissa importante na nova Administração Municipal para qualificar ainda mais os serviços prestados pela Prefeitura. A partir deste entendimento, as secretarias de Saúde e de Educação apresentaram, na tarde desta sexta-feira (09), as estratégias que serão desenvolvidas neste ano pelo Programa Saúde na Escola (PSE) – que objetiva trabalhar com os alunos, no ambiente escolar, diferentes ações na área da saúde, como: saúde mental, prevenção de acidentes, doenças sexualmente transmissíveis, uso de substâncias ilícitas, oftalmologia, odontologia, entre outras áreas.

No auditório do prédio da SUCV, diretores de 40 escolas do Município, 11 de escolas do Estado e gestores de 24 unidades de saúde foram orientados sobre o programa, entenderam a sistemática, conheceram as novas definições estipuladas pelos ministérios da Educação e da Saúde e, ainda, discutiram as estratégias do plano de ação. Todos eles foram recebidos pela secretária de Educação, Lúcia Madruga, e pela superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Maria Suzana Lopes.

Coordenam o PSE em Santa Maria, pela área da Educação, Adriana Kamerich de Andrade, e pela Saúde, Eliane Scortegagna Socal. No encontro, elas mostraram como funciona a articulação entre a escola e a rede básica de saúde, que é a base do Programa Saúde na Escola. Segundo Eliane, as estratégias que integram as duas áreas buscam o desenvolvimento da cidadania e a qualificação de políticas públicas.

“Estamos apresentando o programa, repactuando àqueles que já aderiram e orientando os profissionais quanto ao plano de ação”, explicou Eliane.

Nesta segunda-feira (12), as coordenadoras encaminharão ao Governo Federal as escolas e unidades de saúde do Município que aderiram ao PSE. Para participar, a instituição de ensino deve ter em seu território uma unidade de saúde, com Estratégia Saúde da Família (ESF), para que, ambas, trabalhem de forma conjunta.

“É isso que buscamos: o trabalho conjunto. É excelente vermos esse programa que une duas áreas importantes, como Saúde e Educação, com uma única finalidade: nossas crianças e nossos jovens”, destacou a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gisele Bauer Mahmud.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

O PSE promove a prevenção e a atenção à Saúde, enfrentando as vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Conforme o Ministério da Educação, o público beneficiário são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e da saúde, além da comunidade escolar.

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos territórios definidos segundo a área de abrangência das ESF.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial