Secretaria de Município da Educação

09/06/2017

Novo Mais Educação: Prefeitura reúne 32 coordenadores de escolas para tratar sobre o programa


Coordenadoras foram recebidas, nesta sexta-feira, pela secretária de Educação, Lúcia Madruga (Foto: João Alves)

Secretaria de Educação detalhou o programa às coordenadoras e explicou os novos processos

 

A Prefeitura de Santa Maria trabalha intensamente para qualificar o ensino na Rede Municipal e para aperfeiçoar os métodos educacionais. Para dar continuidade a este processo de melhorias, a Secretaria de Educação realizou, na manhã desta sexta-feira (09), um encontro com coordenadores do Programa Novo Mais Educação de 32 escolas do Município. As gestoras ampliaram seus conhecimentos sobre o projeto, tiraram dúvidas e tiveram acesso ao novo formato do sistema.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, recebeu os professores no auditório da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) e colocou a Secretaria à disposição das gestoras para o andamento do projeto nas escolas.

“Desejamos que o programa traga os frutos que vocês esperam. A Secretaria está fazendo um esforço coletivo para trazer resultados à Educação no Município. Acreditamos que as crianças são a esperança de construir uma cidade e um país diferente”, ressaltou a secretária.

A coordenadora do Programa Novo Mais Educação no Município, Adriana Knackfuss, foi quem detalhou o projeto, do Ministério da Educação, às professoras. O objetivo do programa é melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

“O Novo Mais Educação traz um novo formato, com um sistema interligado, mais exigente. Então precisamos estar atentos e conhecer o programa detalhadamente”, explicou Adriana.

Na oportunidade, ela destacou como funciona a implementação do acompanhamento pedagógico, em que o desempenho educacional é impulsionado por meio do programa, com a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas no turno e contraturno escolar.

Conforme o Ministério da Educação, o programa tem por finalidade, entre outras atribuições, contribuir para a alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes; reduzir o abandono, a reprovação, a distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar; melhorar os resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais; e ampliar o período de permanência dos alunos na escola.

Para realizar as atividades previstas no planejamento, Adriana explicou que o programa definiu algumas funções, como a do Articulador da Escola, que coordena e organiza as atividades nas instituições; o Mediador da Aprendizagem, responsável pela realização das atividades de Acompanhamento Pedagógico; e o Facilitador, que será responsável pela realização das sete horas de atividades de escolha da escola.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial