Secretaria de Município da Educação

03/05/2017

Escola Municipal Jose Paim de Oliveira promove segunda edição do projeto “Mosaico de Saberes”


Representantes de diferentes instituições estiveram reunidos na escola para trocar experiências (Foto: Deise Fachin)

Encontro realizado nesta quarta-feira buscou a troca de experiências para fortalecer a Escola de Campo

 

Com a intenção de incentivar a permanência do jovem no campo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jose Paim de Oliveira, localizada no Distrito de São Valentim, promoveu, nesta quarta-feira (03), a segunda edição do projeto "Mosaico de Saberes". O encontro serviu para a troca de experiências e para avaliar os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela escola e que buscam o incentivo ao meio rural.

O encontro contou com a presença da secretária interina de Educação, Maria Goretti Rocha Farias, da futura secretária de Educação, Lucia Madruga, demais membros da Secretaria de Educação do Município, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de gestores, professores, alunos e colaboradores da Escola Jose Paim, além de membros da comunidade. Durante o encontro, foi disponibilizado espaço de fala para todos os presentes. Muitos utilizaram o momento para, por meio de experiências já vivenciadas, contribuir com sugestões de como trabalhar a sucessão no meio rural, bem como as maneiras de mostrar, em especial aos jovens, as oportunidades de geração de emprego e renda no campo.

"O Mosaico é isso: somos nós todos que estamos aqui, professores, alunos, produtores rurais, em uma composição de saberes que tem o objetivo de compartilhar experiências, de conhecer a realidade em que estamos inseridos. Queremos formar uma base como professores, para sabermos quais saberes devemos trazer para a Escola de Campo, para que ela seja fortalecida", explica a secretária Maria Goretti, mentora do projeto na escola.

Durante o encontro, os professores da Escola Jose Paim de Oliveira apresentaram aos presentes os projetos realizados na instituição junto aos alunos. As propostas têm o foco na melhora da qualidade de vida no campo, bem como na permanência dos estudantes neste meio.  Entre os projetos detalhados estavam a “Identidade Rural”, a “Horta Escolar”, os “Jogos Populares”, a “Cozinha Experimental”, o “Artesanato Rural”, a “Educação Ambiental e Qualidade de Vida”, a “Inclusão Digital” e o “Despertar”. A intenção ao apresentar os projetos era avaliar o impacto que eles estão tendo no objetivo da escola de ser referência em educação no campo.

"Nossa escola é uma instituição que faz a diferença para a nossa comunidade. Os moradores da região buscam na escola um subsídio para melhorar a qualidade de vida no campo, por isso a importância de fazermos essas discussões, de incentivarmos e aplicarmos esses projetos em sala de aula", explica o diretor da escola, Genêsio Pigatto Ferrari.

O PROJETO

A primeira edição do projeto “Mosaico de Saberes” foi realizada em 2016. Naquela oportunidade, os moradores do distrito estiveram na instituição falando sobre a vivência da comunidade no campo. A intenção era despertar o sentimento de pertencimento ao meio rural também nos professores, para que eles pudessem trabalhar o assunto com os estudantes. A edição desta quarta foi a continuidade do projeto, com a avaliação dos projetos desenvolvidos.

"Esse projeto mostra que a escola quer se enraizar no meio rural, o que auxilia que o próprio aluno se sinta à vontade e perceba que existem oportunidades de trabalho e de geração de renda no campo. É uma semente que precisa ser semeada nas outras escolas também", destacou o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rrurais, Delcimar Borin, que também participou da roda de conversa desta quarta-feira.

A Escola Jose Paim de Oliveira está localizada no Alto das Palmeiras, no Distrito de São Valentim. A escola atende um total de 146 alunos, da Educação Infantil ao 9º ano. Atualmente, 16 professores atuam na instituição, na grade curricular normal e nos projetos voltados para o incentivo à permanência no campo.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial