Inicial > Educação > Notícias > Relatora da Unesco visita Secretaria de...

Secretaria de Município da Educação

17/03/2017 19/04/2017 11h06m

Relatora da Unesco visita Secretaria de Educação para incentivar escolas a participar de projeto


Redatora dos projetos da Unesco no Estado esteve reunida com a secretária de Educação (Foto: João Alves)

Escola Borges de Medeiros foi a primeira do Município a receber certificado de programa da Unesco

Uma relatora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) esteve em Santa Maria na tarde desta sexta-feira (17). A relatora dos projetos da Unesco no Rio Grande do Sul, Sueli Matos, veio à cidade apresentar o Programa de Escolas Associadas (PEA) da organização e incentivar e orientar que mais escolas da rede municipal participem do projeto para garantir o certificado. Em fevereiro deste ano, a Escola Municipal de Educação Infantil Borges de Medeiros foi a primeira da região Centro a ganhar este reconhecimento.

Além de apresentar o projeto, a relatora aproveitou para pegar a assinatura da Carta de Ciência, da Secretaria de Educação, confirmando que a Prefeitura trabalhará junto às escolas e está ciente do reconhecimento da Borges de Medeiros e, também, da EMEF Perpétuo Socorro - que é candidata a receber o certificado da organização.

Está previsto para setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, uma cerimônia, onde a Borges de Medeiros receberá oficialmente a certificação da Unesco. Para participar do projeto, a escola precisa trabalhar quatro eixos temáticos: Problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural.

Sueli explicou à secretária interina, Maria Goretti Rocha Farias, como funcionam os relatórios para escolas participarem do programa, além de detalhar os trâmites para que as instituições recebem o selo da organização mundial.

“No Brasil, somente 300 escolas são certificadas, inclusive uma de Santa Maria, a única da região centro”, destacou Sueli.

Conforme Maria Goretti, a Secretaria irá trabalhar para consolidar os projetos em andamento. “Vamos atuar para que outras escolas possam participar. Aproveitamos para visualizar outras ações que possam trazer benefícios para a educação do Município”, destaca a professora.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial