Inicial > Educação > Notícias > Volta às aulas: Prefeito Jorge Pozzobom...

Secretaria de Município da Educação

20/02/2017 20/02/2017 10h30m

Volta às aulas: Prefeito Jorge Pozzobom dá início ao ano letivo na Escola Erlinda Vinadé


Colégio na Vila São João recebeu o prefeito e a futura secretária de Educação, Lúcia Madruga (Fotos: Roni Riet)

Em torno de 19 mil alunos retornaram às aulas nas 78 escolas da Rede Municipal

Começou nesta segunda-feira (20) o ano letivo 2017 na Rede Municipal de Ensino. Cerca de 19 mil alunos voltaram às aulas nas 78 escolas e na rede conveniada à Prefeitura de Santa Maria. Como ato simbólico, o prefeito Jorge Pozzobom deu início ao ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Erlinda Minoggio Vinadé, na Vila São João, no Parque Pinheiro Machado. O colégio, que leva o nome da tia avó da professora Lúcia Madruga, que assumirá a Secretaria de Educação em março, é um exemplo de envolvimento da comunidade escolar em benefício da Educação.

“Estamos criando o que eu chamo de Pronto-Socorro Escolar, uma equipe de trabalho que vai percorrer todas as nossas escolas, ao longo do ano, realizando a manutenção delas. Esse é o dever da Prefeitura. E eu sei que, independentemente disso, os pais e os professores da escola muitas vezes tiram dinheiro do bolso para resolver alguns problemas. É uma atitude louvável, mas que não irá mais acontecer”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

A diretora da Escola Erlinda Vinadé, professora Sônia Estivalet, também parabenizou o engajamento da comunidade da Vila São João pelo bem-estar das crianças que estudam ali.

“Todos nós temos um compromisso em comum:  fazer o melhor, tudo o que estiver ao nosso alcance pela Educação. E receber o prefeito aqui, hoje, aumenta a nossa responsabilidade”. 

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Os estudantes do município retornaram às salas de aulas com o quadro de professores completo. Isso porque, em um esforço da Prefeitura, foi possível contratar 147 educadores – entre emergenciais e definitivos. Com a chegada destes professores, que firmaram os contratos na última sexta-feira (17), Santa Maria conta com aproximadamente 1,7 mil professores nas 78 escolas.

Em relação à Educação Infantil, a Prefeitura garantiu a compra de 759 vagas para as crianças do município, sendo para creche em período integral e parcial e, também, para pré-escola em período parcial. A compra de vagas atende à demanda excedente de alunos inscritos pela Central de Matrículas.

A Prefeitura, também, está garantindo a manutenção das escolas. Nas últimas semanas, uma parceria entre as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e Educação está realizando reparos nas instituições, principalmente, em três eixos: manutenção geral e consertos nas redes elétrica e hidráulica. As direções das escolas ainda podem solicitar as manutenções necessárias na Secretaria de Educação.

 

Texto: Ramiro Guimarães (Mtb 13.009) e Maurício Araújo (Mtb 17.781)
Fotos: Roni Riet
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial