Inicial > Educação > Notícias > EMEI Núcleo Infantil CAIC promove sua...

Secretaria de Município da Educação

13/12/2016

EMEI Núcleo Infantil CAIC promove sua I Mostra do Programa A União Faz a Vida


EMEI Núcleo Infantil CAIC promove sua I Mostra do Programa A União Faz a Vida

Após uma expedição pela comunidade, em que foram constatadas situações como o lixo na rua e os animais abandonados, os alunos da EMEI Núcleo Infantil CAIC começaram a construção dos trabalhos que foram apresentados na última sexta-feira (9), na I Mostra do Programa A União Faz a Vida. Crianças de seis meses até cinco anos, junto a professores e pais, se envolveram na criação de 18 projetos.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da coordenadora supervisora da Smed do Programa A União Faz a Vida, Dania Kopp; da coordenadora de programas sociais da Sicredi Região Centro, Rejane Novello; do conselheiro de administração da Sicredi Região Centro, Renato José Marin; da presidente do Comitê Gestor, Bruna Schuh Röhrs; da assessora pedagógica da Sicredi na escola, Michele Casaroli; do vice-diretor da EMEF Santa Flora e coordenador dos projetos, Valcimar Londero; da diretora da EMEI Núcleo Infantil CAIC, Rosicléia Tironi Dias; e da coordenadora do Programa A União Faz a Vida na EMEI, Silviani Monteiro.

A partir do interesse de cada turma, além de trabalhar questões como lixo e abandono de animais, os alunos fizeram projetos de leitura e de música, oficinas de grafite, construíram um jardim suspenso e estudaram os planetas, sendo este último tema parte da cerimônia de abertura da Mostra, com a apresentação da música “O planetinha”. “A gente viu tudo se iniciando e hoje vemos tudo aqui pronto, e é muito importante ver que com a cooperação de todos as coisas dão certo e tendem a ficar cada vez melhores”, declara a presidente do Comitê Gestor, Bruna Schuh Röhrs.

Projetos o ano todo

Durante o ano letivo, os alunos participaram de diversos passeios que auxiliaram na elaboração dos projetos, como a visita ao criadouro São Braz, ao planetário da UFSM e à Biblioteca Pública Municipal. Além disso, as crianças tiveram oficinas de grafite na própria escola, o que resultou num trabalho que se espalhou pelos muros da escola. “Nossas crianças achavam a entrada da nossa escola feia, então a gente trabalhou com grafite e oficinas. As crianças fizeram as pinturas, que depois viraram arte nos muros da escola”, conta a diretora da escola.

A preparação do muro para que fosse feito o grafite contou com a ajuda dos pais, que limparam e pintaram o muro, no chamado sábado de cooperação. Neste dia, os pais também ajudaram na construção das fantasias para a apresentação da Mostra, que foram produzidas a partir de materiais reutilizáveis, como sacos de lixo, de estopa, de ráfia. “Esse ano a gente teve uma parceria bem grande com as famílias, e cada vez que solicitávamos eles estavam presentes, em todos os momentos. Os pais se sentem parte da construção desse projeto”, afirma Rosicléia.

Texto e fotos: acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão: Fabricio Minussi (MTB 11.110)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial