Secretaria de Município da Educação

02/12/2016

EMEF Santa Flora apresenta projetos do ano letivo na II Mostra do Programa A União Faz a Vida


EMEF Santa Flora apresenta projetos do ano letivo na II Mostra do Programa A União Faz a Vida

Qual a nossa responsabilidade como cidadãos comuns na educação das crianças? O Programa A União Faz a Vida busca responder este questionamento promovendo a cooperação e cidadania em diversos estados do país. Em Santa Maria, o Programa está presente em duas escolas da Rede Municipal de Ensino, a EMEF Santa Flora e a EMEI Núcleo Infantil CAIC. Nesta quarta-feira (30), a escola Santa Flora promoveu sua II Mostra do Programa A União Faz a Vida.

A Mostra contou com uma mesa de abertura, com representantes da Secretaria de Município da Educação (Smed), da Sicredi e das EMEFs Santa Flora e Chácara das Flores. Estavam presentes a secretária adjunta de Educação, Carmem Pacheco; a coordenadora supervisora da Smed do Programa A União Faz a Vida, Dania Kopp; a coordenadora de programas sociais da Sicredi Região Centro, Rejane Novello; a gerente da Sicredi, Neci Einloft; o conselheiro de administração da Sicredi Região Centro, Renato José Marin; a diretora da EMEF Santa Flora, Ivonete da Silva Bozza; o vice-diretor da EMEF Santa Flora e coordenador dos projetos, Valcimar Londero; e a diretora da EMEF Chácara das Flores, Rejane Freó Dias.

Dentre os diversos projetos desenvolvidos na escola durante o ano letivo, como plantio de verduras e frutas e, a partir disso, a promoção de uma alimentação mais saudável pelas crianças, projetos musicais, sobre cultura e a vida profissional, chamam a atenção os projetos Soldadinhos da Leitura e Solidariedade. O vice-diretor agradeceu a todos os envolvidos no desenvolvimento dos projetos.“O Programa trouxe à escola melhoras no comportamento, nas atitudes, além de aumentar a cooperação por parte das famílias”, declarou Valcimar.

Com “causinhos” contados pelos alunos, que buscaram em seu dia a dia a inspiração para construir suas histórias, o Projeto Soldadinho da Leitura levou os alunos do 3º ano a trabalhar a imaginação, sempre desafiando os alunos a produzir e a pensar no texto. A produção resultou em um livro, que teve a participação dos alunos também do 3º ano da EMEF Chácara das Flores. “Esse projeto engrandece o trabalho realizado pelos professores, ainda mais quando traz outra escola para participar junto, como foi o caso da EMEF Chácara das Flores, que compartilhou a produção dos causinhos”, afirma a secretária adjunta.

Durante a mostra, dois alunos tiveram a oportunidade de ler seus causinhos. Rafael da Silva Lopes, da EMEF Chácara das Flores, contou a história O vizinho Lobisomem; já a aluna Dhiuly Teixeira Portes, da EMEF Santa Flora, apresentou seu texto A Mulher Degolada. São histórias que as crianças ouviram de seus pais, avós e também aquilo que observam em seu dia a dia.

Já o Projeto Solidariedade, realizado pelos alunos do 8º ano, junto à professora Leda Marzari, buscou desenvolver no educando a sensibilidade referente a grupos distintos, envolvendo a solidariedade com humor e música. A realidade escolhida para o trabalho foi a da Turma do Ique, uma entidade que presta assistência à criança e ao adolescente com câncer nos períodos de internação e também de tratamento ambulatorial, buscando promover o bem estar físico, mental e social dos pacientes e seus familiares.

A proposta iniciou com a visita ao espaço da Turma do Ique, em abril deste ano, e a partir disso os alunos desenvolveram diversas atividades, como a dinâmica “Anjo Secreto”, na qual os alunos deveriam ajudar e auxiliar os colegas; e a produção de bonecas que serão entregues para as crianças do Ique, o que resultou também em bolsas para as mães dessas. As bonecas e bolsas serão levadas à Turma do Ique em março de 2017 e, também nesse dia, os alunos apresentarão às crianças números de dança e teatro que vem ensaiando. Além da Turma do Ique, o grupo decidiu ajudar também a Casa Maria, com doação de alimentos.

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello

Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial