Secretaria de Município da Educação

26/09/2016 26/09/2016 17h04m

Talentos na escrita: alunos de escola municipal conquistam 1º lugar em Concurso Estadual de Redação


​Foto: João Alves / Arquivo / 2013 / 3ª Edição da Semana Literária “Bordando Palavras”

Os estudantes Bruna Diane e Manoel Neto conquistaram o primeiro lugar na classificação geral do concurso ‘Melhor Redação do Rio Grande do Sul’ e são alunos da Escola Municipal de Educação Infantil, Dom Antônio Reis.

O advento da passagem da Tocha Olímpica em cidades do RS e, especialmente, por Santa Maria trouxe entre as iniciativas multidisciplinares o Concurso Estadual de Redação Sobre os Valores Olímpicos, realizado no âmbito do projeto EDUCA RS - TOUR DA TOCHA OLÍMPICA.

A iniciativa envolveu os estudantes de escolas da rota de passagem da tocha e mais 10 cidades adjacentes, totalizando 38 municípios do RS e um trabalho de redação de Santa Maria foi escolhido como a ‘Melhor Redação do Rio Grande do Sul’.

A secretária de Educação, Silvana Guerino, comemorou o comunicado do resultado junto com sua equipe e vai encaminhar os vencedores do concurso e seus professores a uma audiência com o prefeito José Haidar Farret de forma a “motivar os alunos e dar visibilidade aos projetos pedagógicos multidisciplinares que estimulam os processos de leitura e de escritura com eficiência e competência”, destacou.   

A Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Dom Antônio Reis, localizada no Bairro Medianeira, é reconhecida por iniciativas inovadoras como a Semana Literária “Bordando Palavras”, evento anual, que tem o objetivo de incentivar os alunos para a leitura, a literatura e a contribuição dessas práticas para com a fluência da escrita criativa.  

O concurso

O Regulamento do Concurso de Redação teve por tema “Os Valores Olímpicos devem estar presentes nas competições, na nossa vida e na Tocha”, iniciativa criada e desenvolvida pela Fato Comunicação Integrada, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios do Rio Grande do Sul e da Rota da Tocha Olímpica no RS, o ECOCINEMA BRASIL e pela Secretaria Estadual de Educação do RS.

O objetivo do concurso foi de lançar desafios escolares que estimulassem o protagonismo e a criatividade dos alunos além de incentivar o fomento da leitura e escrita ao oportunizar o reconhecimento de talentos da comunidade local e valorizar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e, por fim, criar a oportunidade para que os jovens vivenciem  valores olímpicos e paraolímpicos, tais como: amizade, excelência, respeito, coragem, determinação, igualdade e inspiração.
O projeto foi realizado em 30 municípios do RS inseridos na rota da Tocha Olímpica e impactou um universo estimado em mais de 260 mil estudantes das redes públicas municipal e estadual.
A avaliação foi realizada através de Comissão Municipal formada para a Escolha da melhor Redação Municipal e no segundo momento a montagem de Comissão Estadual que foi convocada pela Secretaria Estadual de Educação para a escolha, na etapa Final, da Melhor Redação do RS.

André Campos
Foto: João Alves / Arquivo / 2013 / 3ª Edição da Semana Literária “Bordando Palavras”

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial