Inicial > Educação > Notícias > Alunos do município produzirão vídeos sobre...

Secretaria de Município da Educação

29/06/2016 29/06/2016 11h07m

Alunos do município produzirão vídeos sobre conceitos matemáticos no Projeto Matemática Faz Sentido


Quais os porquês de regras, fórmulas, algoritmos e procedimentos matemáticos? A resposta para estas questões é o que pretendem saber os alunos que participam do Projeto Matemática Faz Sentido, desenvolvido pela Secretaria de Município da Educação (Smed). E a ideia é que a resposta venha a partir de uma série de vídeos produzidos pelos estudantes, em parceria com seus professores de matemática e com o coordenador do projeto, Sandro das Trevas.

São oito escolas que aceitaram o desafio de entender os fundamentos da matemática e levar essa aprendizagem aos demais colegas: as EMEFs Reverendo Alfredo Winderlich, Francisca Weinmann, Lourenço Dalla Corte, João Hundertmarck, Professora Rejane Garcia Gervini, Dom Antônio Reis, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Júlio do Canto. Cada uma das instituições de ensino irá desenvolver um vídeo sobre determinado tema matemático.

O Projeto iniciou no dia 25 de abril, com os alunos pensando naquilo que achariam mais interessante de apresentar e sendo introduzidos aos assuntos, com encontros semanais nas escolas. Atualmente, a proposta está na fase de produção dos roteiros e ensaios. O aluno do 8º ano da EMEF Dom Antônio Reis, João Antônio Saratt (13), já tem notado melhoras em sua aprendizagem de matemática e também em sua desenvoltura. “Para mim está sendo muito bom, porque eu tenho um pouco de dificuldade em matemática, e aqui a gente tem a chance de errar e aprender, sem sentir vergonha de perguntar o que quiser, por mais simples que seja”, afirma João.

Os porquês matemáticos são o foco do projeto, mas a partir da produção de vídeos, os alunos são levados a falar sobre o que aprenderam e a desenvolver sua dicção, desenvoltura, expressividade. “Algumas pesquisas na área da neurociênciacognitiva têm indicado que quando o aluno fala sobre o que produziu ele passa a outro nível de raciocínio, que exige uma clareza maior de todo o processo, já que tem que ter suas ideias organizadas previamente para poder expressá-las”, explica o coordenador Sandro.

Dessa forma, com o projeto, os alunos estarão atuando significativamente no desenvolvimento de sua autonomia intelectual e auxiliando na construção de uma cultura matemática mais sólida, tanto sua como dos demais. “Eu observo que, no momento em que a gente consegue fazer com que eles se envolvam nessa construção do conhecimento, a aprendizagem se torna muito mais significativa”, declara a professora de matemática da EMEF Dom Antônio Reis, Josiane Bortoline Teixeira.

 

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial