Inicial > Educação > Notícias > Rede Municipal de Ensino de Santa...

Secretaria de Município da Educação

29/06/2016 29/06/2016 10h27m

Rede Municipal de Ensino de Santa Maria realiza mais um torneio de xadrez Malhando o Cérebro


A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Diácono João Luiz Pozzobom, na Vila Maringá, recebeu, no último sábado (25), 70 estudantes para o Torneiro de Xadrez do Projeto Malhando o Cérebro, desenvolvido pela Secretaria de Município da Educação (Smed). Além da escola anfitriã, a atividade reuniu enxadristas das EMEFs Sérgio Lopes, Alfredo Winderlich, Perpétuo Socorro, Francisca Weimann, Zenir Aita, Bandeira Medina, Altina Teixeira e Pão dos Pobres.

Os participantes, com idade entre 10 e 16 anos, competiram em três categorias: sub-12, para aqueles nascidos de 2004 em diante; sub-14, para os nascidos entre 2002 e 2003, e acima de 14 anos. A categoria sub-12 contou com o maior número de participantes, 25 alunos, e teve como campeã a enxadrista Ester Quevedo, da Escola Bandeira Medina, que já havia sido a campeã absoluta do torneio anterior, realizado na Praça Saldanha Marinho, em maio deste ano. Na categoria sub-14, o campeão foi o enxadrista Samuel Silva, da EMEF Sérgio Lopes, outro destaque do projeto. Entre os mais experientes, acima dos 14 anos, o campeão foi Ismael Marin, da escola Diácono João Luiz Pozzobom, que possui tradição na formação de estudantes enxadristas.

Para alguns estudantes, esta foi a primeira participação em um torneio de xadrez, o que é considerado um momento importante no desenvolvimento dentro da modalidade. Segundo o presidente do Centro de Xadrez de Santa Maria, professor Paulo da Rosa Paulo, que é um dos coordenadores e técnico do projeto, é em momentos como esse que o enxadrista, ao encontrar jogadores que não conhece e estilos de jogo diferentes do seu, pode aprender, tanto com seus acertos quanto com seus erros, como melhorar sua performance. “Um torneio é sempre um momento de celebração do xadrez e de estímulo para os enxadristas aprenderem mais e crescerem”, resumiu Paulo.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Divulgação Smed

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial