Inicial > Educação > Notícias > Escola municipal João Hundertmark participa da...

Secretaria de Município da Educação

28/04/2016 28/04/2016 15h51m

Escola municipal João Hundertmark participa da Feira do Livro 2016 com apresentação teatral


Escola municipal João Hundertmark participa da Feira do Livro 2016 com apresentação teatral

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Hundertmark, localizada no Passo da Ferreira, marcaram presença na Feira do Livro 2016 com a apresentação da peça “A Formiguinha e a Neve”, baseada no livro de mesmo nome. As crianças, que já se consideram um grupo de teatro, tinham apenas experiências atuando para outras turmas da escola, mas agora a ideia é levar o projeto para outros espaços.

As professoras contam que o livro “A Formiguinha e a Neve” não parava dentro da biblioteca, em 2015, ano em que a peça começou a ser ensaiada e apresentada dentro da escola. A coordenadora Pedagógica, Patrícia Santos de Lima, conta que a ideia do teatro surgiu quando percebeu que todos os alunos estavam lendo este livro específico. “Todos que leram a história queriam participar, a gente precisou fazer uma seleção e a turma que mais leu o livro acabou sendo o grupo escolhido”, conta a coordenadora.

De acordo com Patrícia esta turma, recheada de leitores, também dá um exemplo de inclusão. Uma das alunas, a Tamires, é portadora de Síndrome de Down e está nesta turma desde o primeiro ano. “A peça foi uma forma de a Tamires participar mais das apresentações, porque ela tinha muita vergonha e agora ela faz um papel importantíssimo e que adora, a neve”, declara a coordenadora. Patrícia ainda conta que a aluna, a partir dessa atividade, começou a participar mais das aulas de Educação Física, de artes, de história. “Ela não quer mais ficar fora de nada, se os professores lhe dão uma atividade diferente, ela cobra que seja igual a dos colegas”, atesta Patrícia..

As crianças da EMEF João Hundertmark já têm planos de novas peças, novas histórias para contar. Para tanto estão empenhadas em leituras, na biblioteca da escola, procurando o próximo tema.

 

Texto e fotos: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello
Supervisão/Edição: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial