Secretaria de Município da Educação

12/02/2016 12/02/2016 16h13m

III Ciclo de Gestores da RME apresenta proposta para o ano letivo e traz palestras sobre gestão


A volta às aulas da Rede Municipal de Ensino (RME) ocorre na próxima quinta-feira (18), mas as atividades de preparação para o novo ano letivo começaram hoje (12), no III Ciclo de Gestores da RME. A atividade teve início às 9 horas e trouxe a proposta da Secretaria de Educação (Smed) para 2016 e palestras abordando temas importantes para uma boa gestão.

A secretária de Educação, Silvana Guerino, fez a abertura oficial do evento, destacando que a Smed não é um órgão à parte, mas sim uma extensão da escola. Neste ano letivo foram abertas 21 novas turmas, parte delas para que o principal desafio do ano seja cumprido e crianças de quatro e cinco anos estejam na escola. A Secretária desejou grandes realizações educacionais aos gestores e pontuou a importância de um elevado espírito de liderança e comprometimento por parte deles. Além disso, todos os membros da Smed foram apresentados, com destaque para os novos integrantes.

Em seguida, foi apresentado o vídeo da mascote Leitura no Coração, no qual ela apresenta aos gestores a proposta do ano letivo: “O que posso fazer de diferente para que esse ano seja melhor na minha escola?” e a própria mascote apareceu para apresentar seu vídeo. Após a palestra do Prefeito Cezar Augusto Schirmer, “A liderança positiva do gestor e a qualidade da educação”, a Smed detalhou a proposta, que se baseia em um jardim de ideias.

Um jardim prevê zelo, cuidado, cultivo, crescimento, vida que se renova. E é assim que a secretaria quer que as ideias sejam desenvolvidas, com criatividade, trazendo mudanças e novas respostas. Segundo a Smed, o jardim de ideias é um empreendimento em ações inovadoras para qualificar o ensino e a aprendizagem.

Para finalizar a manhã de atividades, a segunda palestra foi desenvolvida por Cristiano Soares, e debateu sobre responsabilidade fiscal na aplicação de recursos financeiros. Para uma gestão eficiente o palestrante trouxe alguns tópicos, como definir prioridades, estipular e calcular corretamente os gastos, elaborar um orçamento geral, prestar contas e comprovar gastos. Além disso, nos intervalos entre uma atividade e outra, o grupo Aveiro Festas fez apresentações musicais.

 

Texto: Luana Mello - acadêmica de Jornalismo
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)
Fotos: João Alves (Mtb 17922)
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial