Inicial > Educação > Notícias > III Torneio Malhando o Cérebro acontece...

Secretaria de Município da Educação

01/12/2015 03/12/2015 09h51m

III Torneio Malhando o Cérebro acontece neste sábado, no ginásio da Escola Altina Teixeira


A prática do xadrez será mais uma vez o foco dos alunos das escolas municipais de Santa Maria neste sábado (5), quando participarão do III Torneio Malhando o Cérebro. Das 13h30min às 17h30min, os estudantes irão se reunir no ginásio da EMEF Profª Altina Teixeira para o torneio que encerra as atividades do projeto “Malhando o Cérebro” neste ano. O evento é organizado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) em parceria com o Centro de Xadrez de Santa Maria.

O projeto “Malhando o Cérebro” promove diversas atividades com alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). Os organizadores perceberam no xadrez grande aceitação entre as crianças. Em 2015, 16 escolas participaram do projeto e cerca de 250 aprenderam e exercitaram o jogo de xadrez. O coordenador do Malhando o Cérebro, Sandro das Trevas, elenca motivos para o xadrez ser praticado, como a diminuição da competitividade e a melhora da concentração, a partir da formalidade que o exercício exige.

Além disso, para as crianças, é uma atividade possível de ser aprendida por todos, independente da idade ou condição social, com desempenho também desligado de fatores externos. Para motivar ainda mais os alunos, a premiação do torneio será feita até o 5º lugar, em todas as categorias, que são sub-8, 10, 12, 14 e 16. Também como prêmio, o vencedor geral do torneiro levará para sua escola o troféu Malhando o Cérebro, que neste momento está na EMEF Profª Maria de Lourdes Bandeira Medina.

Texto: Acadêmica de Jornalismo Luana Mello

Revisão e edição: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Arquivo (PMSM)

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial