Secretaria de Município da Educação

27/11/2015 27/11/2015 17h13m

Indicadores sociais do TCE mostram desempenho favorável em vagas de creches e pré-escolas de SM


O Tribunal de Contas do Estado divulgou, na última quarta-feira (26) um levantamento feito a partir de dados de 2014 do Ministério da Educação e que reflete um panorama da oferta de vagas em creches (para crianças na faixa etária de zero a três anos) e na pré-escola (de quatro a cinco anos). O objetivo é acompanhar o esforço dos municípios para cumprir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) em ter todas as crianças da faixa de pré-escola matriculadas na Educação Infantil até 2016.

O episódio insuperável para a construção de creches, do programa do governo federal, para atender a demanda crescente no município levou a prefeitura de Santa Maria a contratar vagas em escolas particulares como medida à insuficiência de vagas na rede pública.

Entre as cinco maiores cidades em população, Santa Maria se apresentou em segundo lugar, atrás apenas de Porto Alegre, com um desempenho que mostra um aumento de vagas em 44,62%, e a frente de Caxias do Sul (40,99%), em terceiro lugar, Pelotas (36,91%), em quarto lugar, e Canoas (25.95%), em quinto lugar.

Do mesmo modo, Santa Maria também apresentou um desempenho destacado entre os municípios com mais de 10 mil habitantes que mais criaram vagas entre 2013 e 2014 para creches (crianças entre zero a 3 anos), com um percentual de aumento de 18,94%, referente a 624 novas matrículas e na pré-escola (crianças de 4 a 5 anos) com um percentual de aumento de 31,54% referente a 593 novas vagas.

O prefeito Cezar Schirmer avaliou junto com a secretária de Educação, Silvana Guerino, os índices comparativos da Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul em 2014, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “A definição de políticas para a educação é um compromisso que temos enfrentado com determinação e firmeza e os resultados se refletem tanto na análise de indicadores setoriais quanto no desempenho dos alunos e na inovação bem-sucedida de práticas pedagógicas na rede escolar municipal”, observou o chefe do Executivo.

 

André Campos (MTb. 10.790)

Foto: facebook.com/Silvana.guerino - alunos da rede municipal de ensino 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial