Secretaria de Município da Educação

01/10/2015 01/10/2015 17h14m

A leitura invade Santa Maria. Ação “Dia de Ler. Todo Dia!” ocorre em vários espaços da cidade


“Em Santa Maria, o dia de ler é todo dia”. Com esse slogan ocorre, nesta quinta-feira (1º), em Santa Maria, a Mobilização Nacional pela Leitura. A cidade Coração do Rio Grande está entre as centenas de municípios brasileiros que estão participando da ação “Dia de Ler Todo Dia”, que visa promover a prática da leitura em escolas, órgãos públicos, clubes de serviço, praças públicas entre outros locais.

No município, as atividades, promovidas pela Secretaria de Município da Educação (Smed), iniciaram no Calçadão Salvador Isaia, no Centro da cidade, com uma roda de leitura e apresentação teatral dos alunos de três escolas, EMEF Oscar Grau, EMEF Aracy Barreto Sacchis e EMEI Luizinho de Grandi, além do apoio da Casa do Poeta de Santa Maria (CAPOSM). Em meio ao clima de fantasia e dos personagens dos livros infantis, o prefeito Cezar Schirmer elogiou a iniciativa e ressaltou que o hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto. “E também o caminho mais curto para adquirir conhecimento”, afirmou Schirmer.

A professora da EMEI Luizinho de Grandi, Juliana Corrêa Moreira, conta que as crianças estavam ansiosas por este momento. “Elas estão muito encantadas e motivadas com essa atividade, inclusive quando chegamos aqui elas já foram direto pegar os livros para lerem”, ressalta Juliana.

Para a funcionária pública, Elaine Viana, que foi acompanhar o filho que estuda na EMEF Aracy Barreto Sacchis, esta é uma forma das crianças trocarem experiências. “Esta atividade é muito sólida, pois a leitura é a construção da cultura de uma cidade, e ela deve ser incentivada desde cedo. Eu como mãe sempre apoio, onde tem atividade de leitura, teatro, a cultura em geral, eu estou junto”, afirma Elaine.

Outro espaço que recebeu as atividades dessa campanha foi a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, na Avenida Presidente Vargas. No local, os alunos do 8º ano da EMEF Duque de Caxias puderam participar de uma sessão de contação de histórias e bate-papo com os escritores Humberto Gabbi Zanatta e Aristilda Rechia, integrantes da Academia Santa-mariense de Letras.

A estudante Brenda da Silva, de 14 anos, fala que achou muito legal a atividade, pois possibilita o incentivo à leitura, e também o fato de conhecer os autores de Santa Maria. Há 30 anos, a escritora Aristilda Rechia convive com a magia dos livros. Para ela, a leitura tem o poder de auxiliar na escrita, imaginação e criatividade dos jovens. “É muito interessante trazer para os jovens a importância da leitura, para que assim eles saibam que a obra lida é um conhecimento que vai refletir na vida futura deles, para que tenham um espírito crítico naquilo que forem ler”, afirma a escritora. 

A Mobilização Nacional pela Leitura em Santa Maria aconteceu em mais espaços da cidade, como a roda de leitura na Praça da Nonoai, a leitura de gibis na Câmara de Vereadores, os espaços de leitura da Turma do Ique e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além da distribuição de poesias no Paradão da Avenida Rio Branco e na Rua do Acampamento.

Durante a tarde, segundo a coordenadora do Projeto Leitura no Coração, Daniele Martins, as atividades continuam na Praça General Osório, popularmente conhecida como Praça do Mallet, na Avenida Liberdade. Quem for conferir, irá assistir as apresentações da Banda do Exército, do Circo do ASEMA Pão dos Pobres, e da Banda da Base Aérea de Santa Maria, além do espaço de leitura.

 

Texto: Jornalista Mariana Pedrozo (especial)
Edição e Correção: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: João Vilnei 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial