Secretaria de Município da Educação

28/08/2015

Programa de Educação Fiscal promove ação de cidadania na EMEF Pão dos Pobres


Nesta sexta-feira (28), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pão dos Pobres Santo Antônio, na etapa classificatória do 9° Festival Cid Legal Canta e Dança. O evento contou com 142 apresentações, totalizando 620 artistas entre professores, funcionários e alunos com paródias, poesias, dança e teatro.

O destaque foi para a apresentação de peças teatrais de primeiro e segundo anos com um domínio sobre o conhecimento de aplicação dos recursos públicos. Além disso, a escola Pão dos Pobres envolveu a equipe e estudantes, inclusive funcionários que também abrilhantaram o evento.

As apresentações mostraram que independentemente da idade, as crianças aprendem sobre temas que muitos adultos consideram difíceis, complexos e, ainda, noções de direitos e deveres são abordados nas letras parodiadas, inclusive nas relações respeitosas entre os estudantes na hora das apresentações, observa a coordenadora do programa, Rosaura Vargas. Ela ressalta que mesmo os professores que entraram neste ano se engajaram no projeto de Educação Fiscal na escola, segundo a professora Medianeira Garcia.

Segundo a aluna, Daniele Costa da Silva, é muito importante o trabalho do programa, pois assim os alunos desenvolvem a prática de fiscalizar e ser um bom cidadão.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Confira a letra de algumas apresentações:

Sou cidadão

Sou aluno / Sou criança / Sou bom filho / E tenho esperança / Sou gaúcho / Amo a tradição / Pago impostos / Sou cidadão. Autoras; Vitória Tauani Correia Pereira e Yasmin Silva de Almeida

Bom Cidadão

Como é bom ver um cidadão contente / Sorrindo e vendo tudo o que é da gente / Sendo cuidado de modo inteligente /  Ver brotar das mãos dos governantes / Boa vontade de tudo melhorar / Fazer crescer no cidadão / A vontade de não sonegar. Autor: Professor Luís Moraes.

 

 

André Campos (MTb. 10.790) com Rosaura Vargas
Fotos: PMEF - Programa de Educação Fiscal 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial