Secretaria de Município da Educação

24/08/2015

Crianças da Emei Nosso Lar mostram o talento na abertura da Semana Municipal de Educação Infantil


Mostrando muita desenvoltura, 15 alunos da Pré-escola Nível B, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nosso Lar, com cerca de 5 anos,  encenaram  a história “Alice no País das Maravilhas”. A atividade marcou a abertura oficial da III Semana Municipal de Educação Infantil, promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed). A Semana foi instituída por meio de Lei Municipal, em 2013, em alusão ao Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado no dia 25 de agosto.

A coordenadora da Educação Infantil, professora Daisy Ramos, que representou a secretária Silvana Guerino, explicou que o objetivo da Semana Municipal da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade. A semana também busca valorizar e dar visibilidade às práticas desenvolvidas pelos profissionais das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Escolas de Educação Infantil (EEIs) conveniadas e Escolas Particulares de Educação Infantil, “que organizam tempos, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz”, ressalta Daisy.

Daisy Ramos acrescenta ainda que este ano a programação, que se desenvolve até sexta-feira (28), tem um diferencial; foram formadas comissões de coordenadores e gestores da Educação Infantil que organizaram as atividades da semana junto com a Smed. “Tivemos a participação efetiva dos professores e gestores, eu penso que é desta forma que nós construímos uma educação de qualidade”, assegura a coordenadora.

Após a apresentação dos alunos da Nosso lar e do pronunciamento das autoridades, o evento, que aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal, às 15h, contou com a palestra da professora doutora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Débora de Mello. Débora  falou sobre o tema: “Crianças e Infâncias: História e Políticas Públicas de Educação Infantil”. A palestra fez um resgate da Educação Infantil entre o cuidar e o educar.

A supervisora da Emei Nosso Lar, que integra a Comissão de Apoio à organização da III Semana, Natália Pergher Miranda, explica que a encenação da história “Alice no País das Maravilhas”, apresentada pelos alunos, nesta segunda, é uma das atividades desenvolvidas durante o ano na escola para estimular os alunos. “Neste ano, eles estão ligados a esta obra literária”, conta a supervisora.

Nesta terça-feira (25),  dentro da programação da III Semana Municipal de Educação Infantil, será realizado o Circuito Literário, com Contação de Histórias, e brinquedos da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). Terá ainda a apresentação do espetáculo Jardim de Cataventos, na Biblioteca Pública Municipal. (Confira abaixo a programação)

Programação:

24/08 (segunda-feira) - Abertura Oficial com apresentação artística da EMEI Nosso Lar e Roda de conversas com a Professora Débora Mello/ UFSM

Local: Auditório da PMSM

Horário: 14h30

25/08 (terça-feira) - Circuito Literário com Contação de histórias, Brinquedos da Secretaria de Esporte e Lazer e Espetáculo Jardim de Cataventos

Local: Biblioteca Pública Municipal

Horário: 14h30

26/08 (quarta-feira) - Roda de Conversa com a Professora doutora Cleonice Tomazetti/ UFSM - UFSCAR/SP

Local: Auditório da PMSM

Horário: 18h

28/08 (sexta-feira) - Sonhando Acordado - Noite do Pijama para todos que trabalham com a Educação Infantil na Rede Municipal de Educação, por adesão. Nesta noite do pijama haverá um encontro com a fonoaudióiloga Carla Viegas, buffet de cachorros quentes e brincadeiras

Local: EMEI Casa da Criança

Horário: 19h

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Carlos Nunes

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial