Secretaria de Município da Educação

30/07/2015 30/07/2015 15h38m

Prefeitura e Sicredi assinam termo de parceria para desenvolver projeto “A União Faz a Vida”


Foto: Carlos Nunes

Em solenidade na tarde desta quarta-feira (30), o prefeito Cezar Schirmer, acompanhado da secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, firmou um Termo de Parceria com o Sicredi Região Centro. O convênio tem como objetivo dar continuidade ao Programa “A União Faz a Vida”, que já é desenvolvido desde fevereiro na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Flora, selecionada como escola piloto para implantação do programa no município de Santa Maria.

Participaram do ato de assinatura do convênio, o presidente da Sicredi Região Centro, Roberto Zorzan; o vice-presidente da instituição, Pedro Ferreira; o diretor Executivo, Louiz Alberto Lopes; o conselheiro de Administração, Renato José Marin; a assessora de Programas de Relacionamento da Superintendência, Rejane Novello. Também estava presente a coordenadora local do programa, Dania Fontoura Kopp.

O Termo de Parceria, que tem por objeto desenvolver o Programa a União Faz a Vida, no município, se realiza por meio do estabelecimento de vínculo de cooperação entre as partes, visando construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional.

O Programa A União faz a Vida, que é um programa de responsabilidade social do Sicredi, benefia 149 aslunos e 16 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da EMEF Santa Flora. Estão sendo desenvolvidos oito projetos cooperativos que evidenciam dois pilares: a cooperação e a cidadania e que envolvem, além dos alunos e professores, a equipe gestora e a comunidade escolar.

A superintendente de Relacionamento, Rejane Novello, explica que os projetos cooperativos nascem do interesse dos alunos, através da expedição investigativa, que é um diagnóstico do território do entorno da escola, aliada às necessidades do professor, de acordo com o currículo, e envolvendo toda a comunidade escolar. O programa faz a formação continuada dos professores e auxilia no planejamento, acompanhamento e desenvolvimento dos projetos. Rejane adianta que para o próximo ano está prevista a expansão do projeto para mais duas escolas municipais.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: Carlos Nunes

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial