Secretaria de Município da Educação

29/07/2015 29/07/2015 18h36m

Programa Forças no Esporte vai beneficiar 300 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino


A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação, assinou, na tarde desta quarta-feira (29), um Acordo de Cooperação com unidades militares (Base Aérea de Santa Maria, Colégio Militar de Santa Maria e 29º Batalhão de Infantaria Blindada) da cidade para a continuidade do Programa Forças no Esporte (Profesp). Estavam presentes ao ato, o prefeito Cezar Schirmer, a secretária de Educação, Silvana Guerino, o comandante da Basm, Tenente Coronel Clauco Rossetto, o comandante do Colégio Militar, coronel Ricardo Marcos e o comandante do 29º BIB, Tenente Coronel Isac Borges Louzada, além dos responsáveis pelo programa nas escolas e nas unidades.

O Profesp  tem como finalidade promover, por meio da prática esportiva, a integração social, a prevenção à doença, o reforço escolar, a promoção da saúde, a prevenção à marginalidade e à violência de crianças e jovens. Isto se dá por meio de mecanismos que possibilitem a inclusão social, a valorização da cidadania, a permanência nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento. O público-alvo são estudantes da rede pública municipal.

Neste ano, o Profesp será desenvolvido com 300 alunos de seis escolas municipais de ensino fundamental (EMFs). Os 100 alunos da Pinheiro Machado e da São Carlos, terão como destino o 29º BIB. Já os 100 estudantes do Altina Teixeira e do João Pedro Menna Barreto, serão atendidos no Colégio Militar de Santa Maria.  A Base Aérea de Santa Maria é o destino dos 100 alunos das EMEFs Júlio do Canto e Diácono João Luiz Pozzobon. As atividades serão desenvolvidas no turno da tarde, e iniciam no dia 10 de agosto.

“Este é um trabalho fantástico”, elogia o prefeito Schirmer. A secretária Silvana constata que no encerramento das atividades de 2014 verificou como o programa também é importante para os pais, uma vez que seus filhos  se socializam, e muitos despertam para a carreira militar. A supervisora da EMEF Tenente Coronel João Pedro Menna Barreto, Cecília Rorato, atesta que a iniciativa foi muito positiva para os alunos da escola. “Nós tivemos alunos que mudaram o comportamento, a atitude. Para os adolescentes é uma janela que se abre, uma nova visão de mundo. Acho que o projeto vem dar uma nova perspectiva, de que eles podem melhorar de vida”, enaltece a supervisora.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: Acad. Jorn. Márcio Fontoura

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial