Inicial > Educação > Notícias > Alunos da EMEF Lívia Menna Barreto...

Secretaria de Município da Educação

15/07/2015 15/07/2015 17h03m

Alunos da EMEF Lívia Menna Barreto participam de Oficina de Cinema. Curta será exibido no Cinest


Fotos: Victória Luíza

A rotina de 23 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lívia Menna Barreto, em Camobi, foi além das disciplinas tradicionais, na tarde desta quarta-feira (15). Em meio à discussão sobre roteiro e maquiagem cenográfica, os estudantes participaram da terceira oficina de capacitação audiovisual, do Projeto de Cinema, ministrado por integrantes da Associação Piazito Arte e Cultura, realizadora do Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest).

Os alunos das turmas do 5º, 6º, 7º e 8º anos participam das oficinas no turno inverso ao escolar, e recebem lições teóricas e práticas de temas como introdução à linguagem cinematográfica; roteiro; direção; produção; filmagem; edição e finalização. “Eles vão passar por todo o processo de criação de um curta, desde a elaboração do roteiro até a edição, sempre orientados por quatro diretores de cinema, mais a professora”, explica Mariângela Cardoso, diretora cinematográfica da Associação Piazito, Arte e Cultura. A diretora acrescenta que o curta metragem produzido durante a capacitação será apresentado na abertura do Cinest, dia 6 de outubro, na Cesma.

O Projeto de Cinema é uma contrapartida da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), relativo ao Cinest. A diretora ressalta a importância do apoio da direção da escola e da professora. “Isto possibilita que a gente possa fazer um trabalho bem feito, porque o cinema é uma ferramenta completa”, constata Mariângela. O diretor cinematográfico da Cia Independente de Cinema, Jayme Filho, acentua que os alunos estão muito motivados. “A gente nunca viu uma turma com tanta boa vontade”, acentua.

A professora de Artes da EMEF Lívia Menna Barreto, Ladi Mayer, atesta que os alunos estão aprendendo bastante. “Eles podem levar este conhecimento para a vida, podem dar continuidade, se quiserem”, comenta a professora. Ladi diz ainda que os estudantes estão se tornando mais responsáveis. Mariângela ressalta as lições que o cinema ensina. “Eles aprendem a trabalhar em equipe, aumentam a autoestima, adquirem limites, responsabilidade e comprometimento”, aponta.

Da oficina de arte e maquiagem surgiu uma bruxa e um zumbi. Enquanto isto, o diretor cinematográfico, Gilberto Rezer, registra tudo com sua câmera, utilizada na oficina cinematográfica. “Eles são muito receptivos, não faltam, demonstram muito interesse. Eu estou gostando muito deles, prestam atenção na aula”, elogia Rezer. Também participa do projeto, a diretora cinematográfica, arte, figurino e maquiagem, Ana Machado.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Acad. Jorn. Victória Luíza

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial