Inicial > Educação > Notícias > Conferência debate o Documento-base do Plano...

Secretaria de Município da Educação

27/05/2015 27/05/2015 11h41m

Conferência debate o Documento-base do Plano Municipal de Educação e define políticas estratégicas


Apreciar, discutir e aprovar de forma sistemática e democrática as sugestões apresentadas ao Documento Base do Plano Municipal de Educação, trabalhado junto a segmentos da comunidade escolar pela representação do Fórum Municipal da Educação, definindo, assim, as diretrizes das políticas de educação no município, para os próximos 10 anos. Basicamente, esse é o propósito da 1ª Conferência Municipal de Educação, que começou nesta quarta-feira (27), pela manhã, no Centro Universitário Franciscano, Conjunto III. Os trabalhos continuarão durante a tarde. 

A Conferência é uma realização do Fórum Municipal de Educação, com atribuições amparadas pela Lei 5059, com a garantia de ampla participação da sociedade interessada.  

A Lei também define e institui membros permanentes do FME, como: a Secretária de Educação do município e demais representantes da Smed, um representante do Conselho de Educação, do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Conselho Escolar, do Conselho Tutelar, um Representante da Saúde, um representante da Secretaria de Município do Desenvolvimento Social, um representante dos alunos, e um da União das Associações Comunitárias (UAC) ou Associação de Bairros.

Foram realizadas reuniões preparatórias do FME, constituídas comissões temáticas que refletiram sobre a realidade da educação básica e o ensino superior em Santa Maria. As comissões trabalharam na elaboração de um diagnóstico da situação educacional de cada etapa e modalidade da educação. Este diagnóstico compõe o documento-base do Plano Municipal de Educação e subsidia o estabelecimento das metas e estratégias para a melhoria da qualidade da educação (pública e privada) do município.

 

André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: João Alves

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial