Secretaria de Município da Educação

19/05/2015

Educadores especiais de Santa Maria participam de debate para construção do PME


Durante a tarde desta terça-feira (19), educadores especiais da rede municipal e da rede estadual de ensino participaram de um debate sobre o documento-base que irá compor o Plano Municipal de Ensino (PME), considerado o documento norteador da Educação de Santa Maria nos próximos dez anos.

O encontro aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal e foi promovido e coordenado pela Comissão Especial de Educação Especial do Fórum Municipal de Educação, instância responsável pela elaboração, monitoramento e avaliação do PME. O debate contou com a participação de uma tradutora de Libras.

As reuniões e debates de aprimoramento do documento-base que vai resultar no PME estão acontecendo desde março. De acordo com o cronograma criado pelo Fórum Municipal de Educação, novas discussões devem ser realizadas com todos os segmentos que compõe o fórum.

O plano apontará caminhos e rumos da educação de 2015 a 2025, buscando transformar a realidade educacional do município, através do estabelecimento de metas e estratégias que visam a melhoria da qualidade da educação.

O Fórum - Segundo a Lei 5059, Art. 2°, compete ao Fórum Municipal de Educação, entre outras atribuições, congregar representantes de órgãos públicos e entidades privadas com interesse e atuação educacional no Município de Santa Maria, para discussão do Plano Municipal de Educação; planejar, acompanhar e coordenar o processo de concepção, implementação e avaliação da política educacional no município, especialmente no que se refere ao Plano Municipal de Educação; realizar as Conferências Municipais de Educação, com garantia de ampla participação da sociedade interessada; e elaborar seu Regimento Interno.

A Lei também institui que devem ser membros permanentes do FME, a Secretária de Educação do município e demais representantes da Smed, um representante do Conselho de Educação, do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm), do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Conselho Escolar, do Conselho Tutelar, um Representante da Saúde, um representante da Secretaria de Município do Desenvolvimento Social, um representante dos alunos, e um da União das Associações Comunitárias (UAC) ou Associação de Bairros.

 

Texto: Jornalista Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Alves/PMSM

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial