Inicial > Educação > Notícias > Educação Fiscal é tema de oficinas...

Secretaria de Município da Educação

24/04/2015 24/04/2015 16h28m

Educação Fiscal é tema de oficinas voltadas aos professores de História e Geografia


Educação Fiscal é tema de oficinas voltadas aos professores de História e Geografia

Na manhã desta quinta-feira (23), o Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) deu continuidade às Oficinas Pedagógicas de Educação Fiscal direcionadas aos professores da Rede Municipal de Ensino. A atividade é uma parceria do PMEF com a coordenação Pedagógica da Secretaria de Município da Educação (Smed) e da 8ª Coordenadoria Regional da Educação (8ª CRE) e acontecerão também, na segunda (27) e no dia 30 de abril, às 8h30 ou às 14h.

A coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas, agradeceu a presença dos professores de história e geografia, que participaram das oficinas, e enfatizou a importância da Educação Fiscal na formação do cidadão. Além disso, os professores foram convidados a participarem dos projetos que o PMEF desenvolverá neste ano de 2015.

O auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Carlos Luciano Sant'Anna, abordou a realidade social marcada pelas desigualdades que se observa no contexto da comunidade escolar. Santa`Anna lançou questionamentos como "Onde foi que erramos?”, "Qual a sociedade que queremos?", "Qual nossa atitude para combater a violência, a corrupção, a crise de valores?", "Qual o papel do professor diante dessa realidade?" , além de ressaltar a importância dos professores como agentes transformadores, que atuam diretamente na formação de um novo cidadão, participativo. O auditor fiscal ressaltou ainda, que a educação é uma ação conjunta e sistemática do Estado e de toda sociedade, envolvendo a família, a escola, o ministério público e a mídia, entre outros setores.

A professora Maria Cristina Rigão Iop,  da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Nóbrega, ressaltou que é essencial que os alunos tenham conhecimento de conceitos como cidadania, democracia e função social do tributo inseridos aos conteúdos das disciplinas que são ministradas. Maria Cristina explicou como desenvolve os temas de Educação Fiscal na disciplina de história, e também sugeriu filmes para melhor desenvolver o assunto, como O Gladiador, Robin Hood, Maria Antonieta e A Onda.

À tarde, a professora Medianeira Garcia, da EMEF Pão dos Pobres, apresentou as atividades desenvolvidas pelos alunos, incentivando os colegas a trabalharem os temas de Educação Fiscal na Geografia, relacionando-os com os conteúdos necessários para cada ano letivo. Além dessa explanação, o professor  Alcir Roberto Souza da Silva apresentou a disciplina “Educação para a Cidadania”, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Boca do Monte.

 O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, desde 2002, através das secretarias de município da Educação e de Finanças, em parceria com a Receita Federal do Brasil, Receita Estadual, 8ª CRE, Câmara Municipal de Vereadores e Universidade Federal de Santa Maria.

Veja algumas opiniões dos professores participantes:

“A educação fiscal é um tema importante, principalmente pelo conhecimento de cidadania, através de aplicação correta dos impostos para desenvolvimento de uma sociedade mais justa. As palestras são importantes para ampliar conhecimentos para aplicar nos conteúdos em sala de aula”, declarou o professor Rogério Scherer Ribeiro, da Escola Estadual Leonardo Kentz, de São Sepé.

 “A apresentação do programa Municipal de Educação Fiscal foi elucidativa, trouxe materiais que abordam o tema de maneira clara. A palestra permitiu conhecermos novos projetos realizados em escolas rurais. Foi muito válida a discussão e a troca de idéias”, expõe Janine Rossi, da EMEF Pão dos Pobres.

 “A oficina foi esclarecedora e possibilitou uma roda de experiências entre os participantes. Sugiro que aconteçam outros eventos como este para que possamos conhecer mais sobre o programa e o que se desenvolve em outras escolas”, declara Alcir Roberto Souza da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Boca do Monte.

“Foi muito legal o encontro! Gostei muito da ideia da professora Medianeira e do professor Alcir sobre o seminário realizado pelos alunos dos 9º anos aos menores. Muito valido! Parabéns!”, exalta Liliana Pincolini, da EMEFs Euclides da Cunha e Pinheiro Machado.

“Foi importante ouvir as experiências dos outros colegas. Tanto as dificuldades como o sucesso!”, avalia Medianeira dos Santos Garcia, da EMEF Pão dos Pobres. 

 

Texto e fotos: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
*Com informações e fotos do Programa Municipal de Educação Fiscal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial