Secretaria de Município da Educação

22/04/2015

Terceira Edição da Trilha Sócio-Educativa, neste sábado (25), com professores da rede municipal


Com a finalidade de estimular o senso de aprendizagem a partir de práticas e de experiências vividas entre os professores da rede municipal, a Secretaria de Educação (Smed) realiza a terceira edição da Trilha Sócio-Educativa, no sábado (25).

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que visa à valorização do profissional de ensino, de permitir ao professor o acesso a práticas de ensino que promovam na sala de aula o interesse e a inserção dos alunos em um contexto de educação ambiental, destaca a secretária Silvana Lúcia Costabeber Guerino.

Por sua vez, a professora Véra Simon destaca que esta não é uma ação isolada e sim integrada a projetos educativos, como os fóruns de debates e práticas (oficinas) sobre temas ambientais nas escolas da rede, desde a educação infantil até o nono ano.

No sábado (25), a programação da Trilha de Educação Socioambiental será realizada na Cascata do Sapo (Assis Brasil), na localidade Rincão do Soturno, em Itaara, com um paredão de 80m de altura. 

O projeto é dirigido aos professores da rede municipal, mas participam em cada expedição, grupos de no máximo 20 pessoas, guiadas pelo geógrafo Fernando Floresta, da Fundação de Proteção Ambiental (Fepam). A orientação do profissional destaca os aspectos geográficos, o marcos de divisão territorial, aspectos históricos, vegetação e fauna características, enfim, uma aula de convivência com a natureza, destaca.

Resumidamente, o objetivo das trilhas é proporcionar aos professores da rede municipal é proporcionar uma vivência harmoniosa com o meio ambiente, sensibilizando-os para as questões socioambientais e estimulando-os a levar para suas escolas a experiência de percorrer e explorar um lugar preservado, bem como, propiciar a reflexão acerca da importância de cuidar dos recursos naturais, destaca a secretária de Educação. ​

 

André Campos
Fotos: Setor Pedagógico SMED (Véra Simon), na 1ª Trilha de Educação Sócioambiental, ocorrida em 11/04/2015, na Cascata do Sapo, na localidade Rincão do Soturno, Itaara. 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial