Secretaria de Município de Inovação e Tecnologia da Informação

15/08/2022 15/08/2022 14h43m

Com apoio da Prefeitura, Olimpíada Brasileira de Satélites teve lançamento na edição santa-mariense


 Equipes de alunos de diversos estados participaram da iniciativa, que ocorreu ao longo de todo o sábado (13)

Lançamentos de foguetes e satélites podem até parecer coisa de cinema. Mas uma pequena amostra da pesquisa espacial e meteorológica foi apresentada no sábado (13), no Tecnoparque, em Santa Maria. A Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ocorreu com apoio da Prefeitura, por meio do Santa Maria Tecnoparque, e contou com a participação do secretário de Tecnologia e Inovação, Tiago Sanchotene, como jurado.

Nas fases anteriores do evento, as equipes trabalharam para propor aplicações e soluções de problemas usando satélites ou soluções para construir satélites e seus subsistemas. Também, na montagem de um protótipo de CubeSat/CanSat com base na proposta de missão da Fase 1, com possibilidade de mudanças e aperfeiçoamentos, e com o planejamento de voo em balão estratosférico. A última etapa, foi o lançamento do satélite.

O secretário Sanchotene acompanhou os trabalhos e avaliou como uma experiência diferenciada e que estimula jovens para a pesquisa científica.

“A Olimpíada nos mostrou que a ciência, a astronomia, a física, programação, informática, já atrai bastante os jovens. É prazeroso ver as crianças indo neste caminho. Foi um teste. Foi enviado um balão com três satélites para fazer imagens. O balão subiu até certa altitude, em duas horas de voo, e foi parar próximo ao município de Rio Pardo. Para nós foi importante porque mostrou que temos que seguir o caminho da ciência na educação, que vai acabar trazendo mais pessoas para a pesquisa, gerando novas profissões. E sendo um evento competitivo, estimula, os alunos se empenham e é muito bacana para eles”, comentou. 

Participaram da OBSAT alunos de Ensino Fundamental e Médio de Erechim e Caxias do Sul, além de Florianópolis, Curitiba e São Paulo, que compuseram 12 equipes em três níveis de complexidade. As melhores equipes serão selecionadas para levarem seus protótipos em um evento nacional de adequação de projeto para lançamento por foguete sub-orbital.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101) 
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial