Secretaria de Município da Saúde

26/06/2020 26/06/2020 14h35m

Santa Maria recebe, a partir deste sábado, nova série de testes rápidos da pesquisa sobre Covid-19


Equipes visitarão residências até a próxima segunda-feira (29) para a realização do estudo

A pesquisa Epicovid19-RS, que estima a prevalência de coronavírus na população gaúcha, dará início à quinta etapa de testes rápidos e entrevistas neste sábado (27), em nove cidades do Estado. Cerca de 250 entrevistadores do Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO) irão visitar 500 domicílios, até a próxima segunda-feira (29). Além de Santa Maria, a pesquisa ocorrerá em Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Ao todo, 4,5 mil pessoas serão testadas para o coronavírus somente nessa etapa.

Para isso, é importante que os moradores selecionados para participar da pesquisa recebam os profissionais. Em Santa Maria, os grupos terão o acompanhamento de órgãos de segurança do Município e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Os pesquisadores estarão identificados por um crachá do IBOPE Inteligência e usando equipamentos de proteção individuais (EPIs). A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

A pesquisa, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) em parceria com o governo do Estado, segue o mesmo funcionamento das etapas anteriores. A diferença está no intervalo entre as rodadas de testes e entrevistas, que será definido de acordo com o monitoramento da prevalência da Covid-19 no Estado. Como os números mais recentes indicam percentuais inferiores a 0,5%, o cronograma para a nova série prevê intervalo de quatro semanas entre os inquéritos: a quinta etapa ocorre neste fim de semana; a sexta etapa está prevista de 25 a 27 de julho; a sétima, de 22 a 24 de agosto; e a oitava, de 26 a 28 de setembro.

O estudo conta com a parceria das seguintes universidades públicas e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo); Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle). Os financiadores do projeto são a Unimed Porto Alegre, o Instituto Cultural Floresta, também da Capital, e o Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro.

Os resultados são divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do Rio Grande do Sul em aproximadamente 48 horas após a finalização da coleta de dados.

Fonte: Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial