Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura reforça atendimentos para a população...

Secretaria de Município da Saúde

25/06/2020 25/06/2020 19h07m

Prefeitura reforça atendimentos para a população no Centro de Referência Municipal da Covid-19


Direcionamento telefônico visa aprimorar o fluxo de trabalho

Com o objetivo de aprimorar o atendimento à população de Santa Maria durante a pandemia de coronavírus, o Centro de Referência Municipal da Covid-19 reorganiza o fluxo de trabalho e passa a disponibilizar um direcionamento telefônico. Desde o começo desta semana, a pessoa que ligar para o número de telefone (55) 3220-0390 terá uma assistência personalizada, podendo ser direcionada diretamente ao setor de interesse: resultados de exames, agendamento de coletas de exames e demais serviços. Também há direcionamento para quem é profissional da saúde. O telefone está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro de Referência Municipal da Covid-19 fica na Rua Conrado Hoffman, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes.

O direcionamento é uma das estratégias de organização do fluxo de trabalho dos profissionais que atuam no Centro devido à grande demanda de serviço. Com isso, a pessoa que ligou fala especificamente com o responsável de cada setor, de forma mais qualificada. A consequência é um melhor controle das informações sobre os pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença em Santa Maria para o desenvolvimento de resultados para a população.  

Com o aumento da demanda, a equipe técnica do Centro passa a ser composta por médico sanitarista, agente administrativo, coordenador setorial, enfermeiro, técnico de enfermagem e residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da UFSM, além de auxiliar de limpeza e acadêmicos. A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, está designada exclusivamente para as ações no local. Ao todo, são 21 profissionais. 

Outra iniciativa é que a coleta domiciliar de exames para o coronavírus passa a contar com duas equipes. Cada uma é composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, além de uma biomédica residente do Programa de Residência Multiprofissional em Infectologia da Universidade Franciscana (UFN).

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial