Secretaria de Município da Saúde

25/06/2020

Cerca de 60% das gestantes de Santa Maria ainda não receberam a vacina contra a gripe


População integra grupo prioritário para receber a dose que ajuda a evitar doenças respiratórias

Gestantes, crianças, puérperas e adultos de 55 a 59 anos registram menos de 40% de procura nas unidades de saúde do Município para receber a imunização contra a gripe. Eles integram o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que seguirá até a próxima terça-feira (30) para os grupos prioritários conforme calendário do Ministério da Saúde. Em Santa Maria, a imunização ocorrerá nesta sexta-feira (26) e na próxima segunda-feira (29), nas unidades de saúde.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 41,91% das gestantes já procuraram uma unidade de saúde para se vacinar, seguidas do grupo dos adultos de 55 a 59 anos, que registra 44,48% dos vacinados. As crianças de 6 meses a menores de 6 anos tiveram procura de 47,79% da população, e as puérperas, de 52,53%. A dose não protege contra o coronavírus, mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra outras doenças respiratórias, principalmente as que são causadas pelo vírus influenza, que podem impactar no sistema imunológico e favorecer o aparecimento de outras infecções.

Em função das iniciativas de vacinação realizadas pela Prefeitura, os idosos (99,16%) e os profissionais da saúde (92,60%) alcançaram a meta de vacinação. Ao todo, 95.040 moradores de Santa Maria já receberam a dose contra a gripe, o que representa 76,84% da população de crianças, gestantes, puérperas, indígenas, adultos, idosos e trabalhadores da saúde (confira, abaixo, os demais integrantes do grupo prioritário).

Por causa da baixa procura e de o Município ainda contar com doses em estoque, a Prefeitura avaliará o quantitativo de vacinas para a realização de ações de imunização nos próximos dias.

Fique atento

Vacinação contra a gripe
- Dias: nesta sexta-feira (26) e na próxima segunda-feira (29)
- Horário: das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h
- Público-alvo: professores das redes pública e privada, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo, portuários, idosos e profissionais da saúde

Particularidades
- As unidades de saúde Joy Betts e Pinheiro Machado não terão vacinação
- A unidade Walter Aita somente vacinará contra a gripe
- A unidade Ruben Noal vacina contra a gripe às segundas, quartas e sextas-feiras
- A ESF Arroio do Só vacinará somente contra a gripe, às quintas-feiras, das 13h às 15h
- A ESF Pains vacinará somente contra a gripe, às sextas-feiras, das 13h às 15h
- A unidade distrital Boca do Monte vacinará somente contra a gripe, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 16h

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial