Secretaria de Município da Saúde

18/06/2020

Pesquisa nacional sobre infecção por coronavírus ocorre de 21 a 23 de junho, em Santa Maria


Equipes que participam da terceira etapa de testes rápidos visitarão residências

A terceira etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil, terá início neste domingo (21), em 133 cidades de todos os Estados do país. No Rio Grande do Sul, além de Santa Maria, a pesquisa ocorrerá em Porto Alegre, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. Pesquisadores do Ibope Inteligência irão de casa em casa, até a próxima terça-feira (23), para realizar testes rápidos e entrevistas com 250 moradores em cada município incluído no estudo, totalizando uma amostra nacional de 33.250 participantes somente nessa etapa da pesquisa. Os dias de visitação poderão ser prorrogados por mais dois dias em função de instabilidade climática.

Para isso, a Prefeitura reforça a importância de que os moradores selecionados para participar da pesquisa recebam os profissionais. Em Santa Maria, os grupos terão o acompanhamento de órgãos de segurança do Município e o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Os pesquisadores estarão identificados com camisetas brancas e crachá do IBOPE Inteligência, além de usar equipamentos de proteção individuais (EPIs). A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

Durante a visita, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários para proteger os pesquisadores e a população.

A pesquisa EPICOVID19-BR, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para informações sobre as visitas às casas pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610, ou pelos e-mails pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br e pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

Fonte: Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial