Inicial > Saúde > Notícias > Em ação piloto, testes rápidos serão...

Secretaria de Município da Saúde

18/06/2020

Em ação piloto, testes rápidos serão aplicados pela Prefeitura em pacientes suspeitos de Covid-19


Iniciativa servirá de apoio para grande atividade de testagem que ocorrerá nos próximos dias

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, nesta sexta-feira (19), testes rápidos para a detecção do coronavírus. A iniciativa é exclusiva para quem sentiu sintomas de gripe e foi notificado pela Vigilância em Saúde como suspeito no mês de maio. Ao todo, 50 pessoas de diferentes idades tiveram horário agendado para fazer o teste. A iniciativa ocorrerá das 13h às 17h, no Centro de Referência Municipal da Covid-19 (Rua Conrado Hoffmann, 277). 

A testagem será realizada por quatro profissionais, cumprindo todos os protocolos de higiene e segurança.

“O contato foi feito com as pessoas que foram notificadas em maio e que estejam assintomáticas. Porém, o teste é importante para verificar se a pessoa realmente teve contato com vírus. Além disso, maio foi o mês com o maior número de registros”, explica a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig. 

Caso o teste aponte positivo, o paciente receberá orientações por parte da Vigilância em Saúde e será contabilizado como confirmado.

A Prefeitura recebeu um número maior de testes rápidos do governo do Estado no último mês. Após, foram estabelecidas medidas para a aplicação nos pacientes. A iniciativa desta sexta-feira servirá de experiência para uma ação mais ampla a ser realizada nos próximos dias com pessoas suspeitas de terem contato com o coronavírus conforme notificação retroativa.

A ação de testagem tem parceria da Prefeitura com profissionais do Departamento de Saúde Coletiva e da Residência Multiprofissional, ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial