Secretaria de Município da Saúde

10/06/2020

Profissionais do transporte continuam sendo testados para Covid-19 até sexta-feira


Prefeitura Municipal é parceira do Sest/Senat, que promove a ação

A parceria entre a Prefeitura de Santa Maria e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) está aplicando testes rápidos para detectar o novo coronavírus em profissionais do transporte. Desde segunda-feira (8), a testagem está ocorrendo nesse público específico. A Secretaria de Município de Saúde destacou 9 residentes de várias áreas da saúde e 2 servidores da pasta para auxiliar na aplicação de 375 testes rápidos em caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte rodoviário coletivo de passageiros.

Nesta quarta-feira (10), a ação ocorreu no Terminal do Maneco, no Bairro Itararé, para profissionais da empresa Expresso Medianeira. Um a um, os profissionais preencheram as documentações necessárias e realizaram o teste. Mas, além disso, todos receberam informações acerca dos cuidados, da transmissão do vírus, das medidas de prevenção e de como evitar a transmissão. Além disso, todos os participantes receberam duas máscaras de proteção individual e álcool em gel 70.

“As empresas e os profissionais aderiram à iniciativa. Tem sido uma ação bastante tranquila e que vai além da testagem, pois, estamos fazendo todo um trabalho de informação sobre o vírus, cuidados e prevenção”, explicou a diretora da unidade Sest/Senat em Santa Maria, Cristiane Tavares Shaurich.

Ressalta-se que, se houver resultado positivo para a doença nos testes, a Vigilância em Saúde do Município será notificada, e a Secretaria de Saúde fará o acompanhamento dos casos positivos, inclusive dos familiares e contactantes. A ação ocorrerá até a próxima sexta-feira (12), e, a partir desta quinta-feira (11), contará com o apoio do Exército Brasileiro.

Cronograma*

- Quinta-feira (11), na sede do Sest/Senat, para profissionais de empresas rodoviárias de cargas e de transporte coletivo de passageiros
- Sexta-feira (12), na sede do Sest/Senat, para profissionais das empresas Salgado Filho e Gabardo Transportes
*Horário: sempre das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: João Alves/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial