Secretaria de Município da Saúde

05/06/2020 08/06/2020 11h25m

Prefeitura recebe doação de equipamentos de saúde da Universidade Federal de Santa Maria


Repasse foi feito para hospitais e serviços da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde

Equipamentos que podem evitar o agravamento silencioso da Covid-19 foram recebidos pela Prefeitura de Santa Maria por meio de uma doação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), representando a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, e o responsável pela superintendência Administrativa e Financeira, Heverton Prates, receberam 100 oxímetros e 100 aparelhos de pressão arterial. A entrega ocorreu nesta quinta-feira (4), pelas mãos da enfermeira Soeli Guerra, Gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) .

Os equipamentos haviam sido destinados à UFSM, por meio do Husm, no mês de março, pela Receita Federal. Após organização interna, foi verificado que a quantidade supria as demandas da instituição de saúde. Por isso, os materiais foram repassados para outros hospitais e serviços de municípios que fazem parte da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Em Santa Maria, a Prefeitura destinará os oxímetros e os aparelhos de pressão arterial para os pronto-atendimentos do Município e para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a necessidade. A chamada hipóxia silenciosa, quando há baixa oxigenação do organismo provocada pelo coronavírus, é medida pelo oxímetro e pode passar despercebida pelo paciente. Da mesma forma, os portadores de pressão alta fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e, por isso, devem aferir com maior precisão a pressão arterial.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial