Secretaria de Município da Saúde

01/06/2020

Mais de 4 mil depósitos de água parada foram tratados ou eliminados para evitar o Aedes aegypti


Ao todo, em Santa Maria, são 149 casos de dengue e 11 de zika vírus, o que gera atenção às gestantes

A produção dos agentes de Saúde Pública e da Vigilância Ambiental do Município teve o registro de tratamento ou de eliminação de 4.421 depósitos de água parada durante o mês de maio em 21 bairros que apresentam mais notificações da presença do mosquito Aedes aegypti em Santa Maria. Atualmente, a cidade tem 149 casos de dengue e 11 casos de zika notificados.

Além da importância da limpeza de áreas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o crescente número de infectados com zika gera preocupação em gestantes. Dos casos confirmados de zika, dois são de gestantes, que estão sendo acompanhadas pelas unidades de saúde de referência. Caso o feto seja infectado durante a gestação, ele pode desenvolver lesões cerebrais irreversíveis e ter comprometida, definitivamente, toda a estrutura em formação. 

“A partir da metade de maio, houve o registro do primeiro caso de zika vírus autóctone no Município e, por isso, reiteramos a importância da manutenção das ações até então adotadas, da definição de medidas para o diagnóstico precoce em gestantes, bem como o estabelecimento de fluxos de acompanhamento de zika em gestantes”, explica o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb.

Conforme o Ministério da Saúde, dengue, zika e chikungunya são doenças de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito ou confirmado deve ser, obrigatoriamente, notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Assim, caso os serviços de saúde atendam alguma suspeita dessas arboviroses, devem encaminhar ao serviço de Vigilância Epidemiológica municipal a notificação compulsória e solicitar exames sorológicos.

Saiba, abaixo, como evitar a transmissão da dengue, da zika e da chikungunya, que ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: Arquivo / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial