Inicial > Saúde > Notícias > Núcleo Ampliado de Saúde da Família...

Secretaria de Município da Saúde

28/05/2020 28/05/2020 10h14m

Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de Santa Maria reajusta práticas frente à Covid


Ações são realizadas com Agentes Comunitários de Saúde e com residentes multiprofissionais de saúde em bairros do Município

Uma das estratégicas que atua de forma multiprofissional para garantir o acesso da população de Santa Maria à saúde tem passado por reformulações em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. O objetivo tem sido garantir os cuidados aos profissionais e de usuários frente à Covid-19. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica de Santa Maria (Nasf-AB) precisou readequar as ações, mas, o trabalho não cessou. 

O Nasf-AB é composto por profissionais de diferentes áreas. São elas: psicologia, serviço social, fonoaudiologia e fisioterapia. Atualmente, está vinculado às equipes de Saúde da Família das ESFs Lídia, Parque Pinheiro Machado, Vitor Hoffman, Bela União e Urlândia. Entre as ações do Nasf-AB, estão os grupos de saúde, atendimentos domiciliares interdisciplinares, interconsultas, apoio às ações do Programa Saúde na Escola (PSE), capacitações, discussões de caso, articulações de rede, organização de eventos, entre outros.

No mês de março, a equipe reorganizou as práticas por causa da pandemia. Os grupos de saúde tiveram de ser suspensos. Porém, a equipe ajudou na confecção de máscaras de proteção para a população e para os profissionais da saúde. Também tem auxiliado na Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Já em abril, foram retomadas as reuniões com as equipes de ESF, com todo o cuidado para evitar contaminação pela Covid-19. 

“Durante os encontros, além da discussão de casos e do processo de trabalho em tempos de pandemia, priorizamos o cuidado à saúde dos trabalhadores das ESFs, trabalhando com a escuta e as práticas corporais por meio de alongamentos e técnicas de respiração. Outras reuniões e capacitações também estão sendo realizadas por videoconferência, como os Tutoriais da Residência Multiprofissional em Saúde da UFSM, Fórum de Saúde Mental e capacitações promovidas pela Secretaria de Saúde de Santa Maria”, explica Daiane Tolentino, uma das integrantes do Nasf-AB.

A equipe do Nasf-AB também tem buscado alternativas junto às ESFs para que os atendimentos aos usuários ocorram de forma contínua. Para isso, é realizado contato via telefone ou mesmo por visitas domiciliares de portão. Junto a isso, é levantada a lista de usuários conforme o grupo de saúde a fim de manter vínculos e cuidar da saúde como um todo. Durante as visitas, também é feito um trabalho de educação em saúde, reforçando os cuidados para evitar a infecção pelo coronavírus e orientações sobre a dengue. 

Ações integradas

Todo o trabalho é realizado com os Agentes Comunitários de Saúde que compõem as ESFs e com os Residentes Multiprofissionais de Saúde, que são profissionais de Educação Física, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Fonoaudiologia. Com isso, mais de 150 pessoas são acompanhadas nos grupos de saúde, além de cerca de 80 famílias que recebem visitas domiciliares e mantêm vínculos com a equipe. 

Atualmente, o Nasf-AB busca contato com os demais Núcleos do Estado para discutir as ações que estão sendo realizadas durante a pandemia. Um encontro online de NASFs do Estado está sendo organizado a fim de fortalecer os envolvidos enquanto equipes e garantir a continuidade do cuidado integral à população atendida por eles. Esse encontro virtual ocorrerá em 5 de junho. Também estão sendo esclarecidas dúvidas sobre a Portaria 2.979, de 2019, que institui o novo modelo de financiamento da Atenção Básica.

Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial