Secretaria de Município da Saúde

27/03/2020 27/03/2020 15h18m

Prefeitura de Santa Maria aplicou 10,3 mil doses da vacina contra a gripe nesta sexta-feira


Novo lote de vacina deve chegar à cidade somente na próxima semana

A vacinação contra a influenza recomeçou em Santa Maria nesta sexta-feira (27). Antes das 8h, horário de início da imunização em 14 pontos da cidade, as filas já se formavam nas 8 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas 5 salas de vacina montadas pelo Exército e, principalmente, no pátio da Basílica da Medianeira, onde o sistema funcionou por drive-thru, em que as pessoas não saem dos seus veículos para receber a dose.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas contra a gripe acabaram por volta das 14h desta sexta, já que a procura foi intensa. Uma nova remessa deve ser enviada pelo Governo do Estado na próxima semana, entre terça e quarta-feira.

Nesta sexta, a Prefeitura contou, mais uma vez, com o apoio do Exército Brasileiro. No Parque da Medianeira, quilômetros foram ocupados por carros, que fizeram fila pelas avenidas Medianeira e Hélvio Basso e pela BR-158.

Enquanto as equipes imunizavam as pessoas dentro dos carros, 20 homens do Exército organizaram as duas filas dentro do parque. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana orientavam o trânsito na entrada e na saída, bem como nos entroncamentos de vias em que as filas estavam formadas. Conforme os secretários de Saúde e de Mobilidade Urbana, Guilherme Ribas e Orion Ponsi, respectivamente, apesar da grande fila de carros, de cerca de 4 quilômetros, o sistema funcionou como o esperado.

"A grande novidade do dia foi o drive-trhu. Então a procura foi bastante intensa neste ponto de vacinação. Agradecemos às equipes, tanto de Saúde e de Mobilidade Urbana quanto do Exército, que realizaram um ótimo trabalho", destacou o secretário de Saúde.

Ao todo, nesta sexta, Santa Maria tinha 10,3 mil doses de vacina contra a influenza. Cerca de 2,5 mil foram destinadas para o drive-trhu. Todas elas foram aplicadas em idosos com mais de 60 anos e em profissionais da Saúde, exclusivamente.

Unidades de saúde também registraram movimento intenso. Na Policlínica José Erasmo Crossetti, no Centro, a fila subiu toda a Rua Floriano Peixoto e se estendeu pela Avenida Presidente Vargas. As pessoas foram orientadas a permanecer afastadas uma das outras por, pelo menos, um metro de distância.

Para agradecer ao trabalho dos servidores que estão na linha de frente e verificar o fluxo, o prefeito Jorge Pozzobom esteve no Parque da Medianeira.

Ressalta-se que a vacina protege contra a influenza, mas ajuda no diagnóstico da Covid-19 e diminui o risco de infecção e complicações respiratórias causadas pela gripe.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial