Secretaria de Município da Saúde

19/12/2018

ESF Roberto Binato promove celebração de fim de ano e integração com moradores da comunidade


Evento contou com muita música e dança (Foto: Deise Fachin)

Evento ocorreu no CTG Marcas do Pampa, localizado ao lado da Unidade de Saúde

Decoração colorida com balões e laços, enfeites de Natal e uma bela música nativista. Era assim que estava o ambiente do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Marcas do Pampa, no Bairro Juscelino Kubitschek, na tarde desta quarta-feira (19), durante a festa de encerramento do ano e de integração da Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato com a comunidade.

O evento de integração entre os grupos de Saúde da Unidade contou com a presença de profissionais da ESF Roberto Binato e de moradores da região. O clima era de festa. Cada convidado levou um prato de comida, doce ou salgado, ou uma bebida, para juntos celebrarem o encerramento de 2018 e torcerem por um 2019 cheio de paz, saúde e felicidade. Danças, sorteio de brindes e brincadeiras foram algumas das atividades que divertiram o público durante a tarde.

O técnico em Enfermagem da ESF, Zanele Carlos Costa Silveira, ressaltou que a realização desses eventos tem grande relevância na aproximação dos profissionais da unidade com a comunidade, já que a ESF tem, entre seus objetivos, estar mais próximos dos seus usuários.

“É importante para eles saberem que nós também somos seres humanos, que nós também nos divertimos, dançamos e conversamos uns com os outros. Não somos só uma unidade para oferecer um serviço de Saúde, uma consulta ou um exame. É realmente para nos aproximarmos mais da comunidade”, discorreu o profissional.

Além da festa de encerramento, que ocorre todos os anos, outras celebrações e encontros são realizados pela ESF Roberto Binato durante o ano para aproximar, divertir e instruir os usuários e moradores. A idosa Nair Urban, 68 anos, é aposentada e não tem nenhum problemas de saúde, mas gosta tanto das celebrações promovidas pela unidade que participa mesmo assim.

“É muito legal, eu me divirto bastante. Ontem, fomos numa piscina, hoje já estamos aqui, é muito bom. No médico eu não vou, porque eu não tomo remédio nenhum. Eu vou para os bailes, danço e me divirto”, contou Nair.

DIVERSÃO E MELHORA DA SAÚDE

Já a aposentada Rosler Fernandes, 71 anos, participa ativamente de um dos grupos da Unidade de Saúde, o Grupo União. Ela divide da mesma opinião de Nair e acha que esses eventos são muito importantes para a comunidade.

“É bom para formar um elo entre os grupos. Daí a gente conhece uns, revê outros e mata a saudade”, disse a moradora.

Célia Massoli, 53 anos, é agente comunitária de Saúde da unidade e também reforçou a importância de momentos de confraternização entre a Unidade de Saúde e seus usuários, tanto para a diversão, quanto para a melhora da Saúde dos pacientes.

“Não adianta só tratar, não é só medicação, não é só virem no posto. Precisamos tratar a parte mental, do se querer bem, da participação. Eles passam o ano se cuidando, se ajudando, então quando chega fim do ano, o sentimento é de felicidade, de companheirismo. Fazemos essas ações com prazer, para receber essa comunidade”, concluiu a profissional.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Elisa Dessbesell de Campos
Edição: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial