Secretaria de Município da Saúde

18/12/2018

Empreendedores participam de último encontro do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação


Atividade ocorreu, na tarde desta terça-feira, na Universidade Franciscana (Foto: João Alves)

Proprietários de bares, restaurantes, bistrôs e outros negócios ligados ao setor de alimentos de Santa Maria participaram de qualificação e workshops

 

Nesta terça-feira (18), a Universidade Franciscana (UFN) recebeu o 3º Encontro de Qualificação de Gestores do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria. Vários empreendedores e donos de bares, bistrôs e restaurantes participaram da atividade e de um workshop promovido pelos patrocinadores e apoiadores da iniciativa da Prefeitura Municipal, UFN e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

O objetivo é que o projeto avalie os serviços de estabelecimentos como restaurante, bares e demais locais de alimentação na cidade. Após, um selo de qualidade sanitária informará aos consumidores as categorias em que o estabelecimento se encaixa, com base nos conceitos A, B e C e nas cores Ouro, Prata e Bronze, respectivamente.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, participou do encontro, coordenado nesta terça-feira pela professora da UFN, Ana Lúcia de Freitas Saccol. Segundo ele, o projeto trata da qualificação dos serviços de alimentação oferecidos na cidade, bem como do desenvolvimento econômico que a iniciativa acarreta para os setores.

De acordo com o superintendente, por meio da proposta, houve uma maior aproximação entre o Poder Público e o setor de alimentos da cidade, possibilitando rever alguns pontos, como a legislação, a fiscalização e a regularização.

“Essa aproximação nos coloca mais perto da realidade enfrentada pelos empreendimentos deste setor. O projeto tem grande potencial, tanto na categorização quanto em outras questões que podemos aperfeiçoar”, ressaltou o Streb.

Os próximos passos de implementação do projeto passam por autoavaliações pelos gestores e qualificação dos manipuladores dos estabelecimentos participantes. Nesta etapa, 70 empresas participam do projeto. Conforme a organização, a expectativa é que em agosto de 2019 os locais comecem a receber os selos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial