Secretaria de Município da Saúde

19/09/2018

Prefeitura promove oficina sobre práticas artísticas na área da Saúde Mental


Práticas Artísticas são uma maneira de evidenciar a importância das formas de expressão no âmbito da Saúde Mental (Foto: Deise Fachin)

Oficina “Dá pra Fazer” foi realizada em alusão ao Setembro Amarelo

A Prefeitura de Santa Maria promoveu, nesta quarta-feira (19), a oficina “Dá pra fazer: Geração de Renda, Economia Solidária e Práticas Artísticas na Saúde Mental”. A atividade foi coordenada pela Política de Atenção Psicossocial do Município e realizada pela artista visual Alessandra Giovanella.

A atividade é alusiva ao Setembro Amarelo, por abordar o sofrimento psíquico das pessoas. No encontro, foram discutidos o trabalho em rede e as práticas artísticas como possibilidade de outros sentidos de expressão. Na oficina, Alessandra, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Canoas, abordou a importância de trabalhar a reinserção do usuário na sociedade, com foco na geração de renda.

“Meu objetivo com esta roda da conversa foi perceber quais experiências são feitas no âmbito da arte – mais ligado à Saúde Mental –, e de que maneira é possível relacionar o trabalho, a geração de renda, a economia solidária e o uso da substância psicoativa. Eu trouxe um pouco da minha experiência, ao falar de outros grupos de Porto Alegre que trabalham geração de renda com pessoas em situação de vulnerabilidade e a experiência artística que possibilita a criação de redes”, relata Alessandra.

Conforme a residente do Município, Michele Eichelberger, o trabalho em rede desenvolvido pela artista visual é primordial na temática da Saúde Mental.

“Acredito no potencial da arte, nos outros espaços que abrangem os grupos de convívio, de práticas artísticas, de geração de renda, de outro sentido que muitas vezes as pessoas não conseguem falar, mas desenham e se expressam de outras formas”, destacou.

 

Texto: acadêmica de Jornalismo Julia Trombini
Edição: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial