Inicial > Saúde > Notícias > Palestra educativa sobre Toxoplasmose já foi...

Secretaria de Município da Saúde

13/07/2018 13/07/2018 16h13m

Palestra educativa sobre Toxoplasmose já foi realizada em 16 escolas da Rede Municipal


Alunos da escola Francisca Weinmann receberam a palestra na manhã desta sexta-feira (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Nesta sexta-feira, Governo do Estado e Prefeitura divulgaram boletim atualizado do surto da doença no Município

Desde a última segunda-feira (09), alunos da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria estão participando de palestras sobre a Toxoplasmose. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município e das secretarias de Saúde e de Educação, busca disseminar informações a respeito da doença, além de tirar dúvidas das crianças sobre o surto e orientar sobre cuidados preventivos. Um cronograma de visitas às instituições de ensino foi elaborado e será executado até dia 17 (veja cronograma abaixo), retornando após o período de férias.

Na manhã desta sexta-feira (13), cerca de 150 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisca Weinmann, no Bairro Uglione, participaram da atividade, realizada no pátio da instituição. Os estudantes, matriculados na Educação Infantil e nas Séries Iniciais, participaram ativamente e fizeram muitas perguntas, principalmente à médica infectologista do Município, Paula Martinez. Entre os assuntos abordados estiveram as formas de contaminação, medidas básicas de prevenção e cuidados a serem tomados, principalmente pelas gestantes.

De acordo com a diretora da instituição, Nilse Weber, a palestra veio complementar o trabalho que já está sendo realizado pelo quadro de professores, desde que a doença começou a ser diagnosticada em Santa Maria.

“Foi uma iniciativa maravilhosa para nossos alunos, pois eles tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas e, certamente, essas orientações, passadas pela doutora Paula, vai ser repassada aos pais e familiares. Estamos trabalhando com eles em atividades na sala de aula, então, a palestra trouxe espaço para questionamentos também”, explicou Nilse.

Conforme a Secretaria de Educação do Município, o objetivo é atender todas as 78 escolas da Rede. Além da palestra, a Prefeitura também está distribuindo materiais informativos sobre a doença.

Na tarde desta sexta, alunos da EMEF Altina Teixeira, da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI) e da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (EMAET) também assistiram à palestra. Na segunda-feira (16), será a vez das escolas Chácara das Flores e Perpétuo Socorro (manhã) e Adelmo Simas Genro (tarde). Na terça (17) de manhã, os alunos da EMEF Irmão Quintino e da EMEF Sérgio Lopes recebem a atividade. De tarde, as informações serão repassadas aos estudantes da EMEF Pão dos Pobres. O cronograma será retomado após as férias de inverno (de 23 a 30 de julho).

BOLETIM DO SURTO É ATUALIZADO

Um novo boletim sobre o surto de Toxoplasmose em Santa Maria foi divulgado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura nesta sexta-feira (13). Os dados apontam que, em relação ao último relatório, divulgado em 29 de junho, há 27 novos registros da doença, totalizando 621 casos confirmados.

As notificações de casos chegaram a 1.786, sendo que 60 foram excluídos (casos captados pela Vigilância em Saúde que não atendem à definição de suspeito, após a qualificação dos dados realizada em 29 de junho) e 240 ainda precisam ser classificados.

  

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Divulgação/Smed
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial