Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura e Governo do Estado atualizam...

Secretaria de Município da Saúde

29/06/2018 30/06/2018 21h55m

Prefeitura e Governo do Estado atualizam dados referentes aos casos de Toxoplasmose na cidade


Pacientes com a doença são atendidos no ambulatório criado junto à Casa 13 (Foto: Arquivo/ João Alves)

Boletim de Investigação do Surto aponta 1.563 mil casos notificados e 594 confirmados por meio de contraprova em laboratório

A Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Estado divulgaram, nesta sexta-feira (29), mais um Boletim de Investigação de Surto da Toxoplasmose. No documento, constam informações referente ao número de casos notificados, confirmados e ainda em investigação.

Conforme o boletim, até o momento, Santa Maria contabiliza 1.563 casos notificados. Desse total, 1.291 foram considerados suspeitos e outros 212 ainda necessitam de classificação.

Dos casos suspeitos, 594 foram confirmados por meio de contraprova em laboratório, 262 foram descartados e 435 ainda seguem sob investigação.

Com relação ao total dos casos confirmados, foi constatado que 44 são gestantes. Já nos casos que ainda são investigados, 151 são de mulheres grávidas (clique aqui para acessar o boletim completo).

Na última terça-feira (26), técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Santa Maria para apresentar as análises realizadas até agora. Conforme os profissionais, o trabalho de investigação da origem do surto segue e não há, ainda, a exata confirmação do foco da contaminação. No entanto, os técnicos explicaram que, após uma análise preliminar, existem duas possibilidades para a origem do surto: água ou hortaliças.

Mesmo com a apresentação dessas possíveis origens os profissionais enfatizaram a necessidade de a comunidade manter as medidas de prevenção, como consumir água fervida ou filtrada e lavar com rigor as hortaliças e demais alimentos.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Arquivo/ João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial