Inicial > Saúde > Notícias > Unidades de Saúde abrirão em dias...

Secretaria de Município da Saúde

28/06/2018

Unidades de Saúde abrirão em dias e horários especiais para atendimento à comunidade


Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato fará coleta de exame citopatológico (Foto: Arquivo/ Deise Fachin)

ESF Roberto Binato terá horário estendido na sexta-feira, já a UBS São Francisco funcionará no sábado. Nos locais, vacinação da gripe e testes rápidos são algumas das ações oferecidas

Duas Unidades de Saúde de Santa Maria abrirão em dias e horários especiais, nesta semana, para atendimento à comunidade. A Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, localizada na Vila Caramelo, além do atendimento normal diário, funcionará, na sexta-feira (29), das 18h às 22h. Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, no Residencial Dom Ivo Lorscheiter, abrirá no sábado (30), das 7h30min às 15h30min, para atender à demanda de usuários.

Conforme a técnica em Enfermagem da ESF Roberto Binato, Liane Cichero, durante a abertura em horário especial na sexta-feira, a Unidade de Saúde realizará coleta de exame citopatológico para pacientes pré-agendadas. De acordo com Liane, devem ser realizados de 40 a 50 exames ao longo do dia. As pacientes atendidas são aquelas que já estão em lista de espera, na unidade, para a realização do exame.

Liane destaca que, além da coleta de citopatológico, a ação de sexta-feira oferecerá, por livre demanda, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de vacinação contra a gripe para toda a comunidade. Ainda, está previsto, para o horário alternativo, o serviço de esmaltação de unhas, massagem de relaxamento e uma roda de conversa, que debaterá, entre outros temas, alimentação saudável, Toxoplasmose, diabetes e hipertensão. Todas as ações serão realizadas por profissionais da Unidade de Saúde e os usuários devem comparecer ao local apresentando Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos abrindo a unidade nesse horário alternativo para garantir que aquelas pessoas que não têm condições de acessar a ESF no horário normal de atendimento tenham acesso aos serviços. Temos bastante demanda do exame citopatológico e esperamos, com essa ação, zerar a fila de espera da unidade”, explicou Liane.

UBS SÃO FRANCISCO ABRIRÁ SÁBADO

Também para atender à demanda de usuários que não conseguem acessar a Unidade de Saúde ao longo da semana, a UBS São Francisco abrirá no sábado. O local funcionará das 7h30min às 15h30min, e oferecerá, por livre demanda, vacinação contra a gripe, serviços de Odontologia e oferta de testes rápidos.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial