Inicial > Saúde > Notícias > Prefeito se reúne com secretário de...

Secretaria de Município da Saúde

25/06/2018 25/06/2018 11h33m

Prefeito se reúne com secretário de Saúde do Estado e trata de ações sobre o surto de Toxoplasmose


Encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre (Foto: Divulgação/ Assessoria da Secretaria Estadual de Saúde)

Gestores seguirão, junto às suas equipes técnicas, trabalhando na investigação, prevenção e atendimento dos usuários

Engajado, junto à equipe técnica, no trabalho de atenção ao surto de Toxoplasmose que foi registrado em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom cumpriu, na manhã desta segunda-feira (25), agenda em Porto Alegre, onde esteve reunido com o secretário de Saúde do Estado, Francisco Paz. A reunião ocorreu com o objetivo de tratar ações conjuntas entre o Governo do Estado e o Município para dar continuidade ao trabalho de atenção ao surto e contou, ainda, com a presença da diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini.

Conforme o prefeito Jorge Pozzobom, durante o encontro, ficou acertado que, tanto Município, quanto Estado, seguirão atuando no tripé de trabalho já definido, que inclui a investigação do surto, a divulgação de informações de prevenção e, ainda, o tratamento e acolhimento dos pacientes com a doença.

Sobre a questão do atendimento às pessoas que contraíram a doença, o chefe do Executivo Municipal destacou que o Estado fez uma nova compra emergencial de medicamentos. Assim, de acordo com o prefeito Pozzobom, não haverá falta de medicamento e todos que necessitam do tratamento não ficarão desassistidos, sendo atendidos pelo Município ou pelo Estado.

“Seguiremos neste trabalho de maneira completa, até que seja possível descobrir a origem do surto. Vamos continuar agindo com seriedade, transparência e com absoluta responsabilidade, como estamos fazendo desde o primeiro dia com toda a nossa equipe técnica”, destacou o prefeito Pozzobom.

Como a origem do surto segue desconhecida e nenhuma possível fonte de contaminação foi descartada, seguem as orientações básicas de prevenção, que devem ser seguidas pela comunidade. São elas: consumir apenas água filtrada ou fervida, higienizar adequadamente os alimentos, evitar o consumo de carnes malpassadas, entre outros.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Divulgação/ Assessoria da Secretaria Estadual de Saúde
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial